Destaques da semana: 3 novidades, 4 retornos e 7 ausências na 1ª convocação de Fernando Santos

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

 

3 novidades, 4 retornos e 7 ausências na 1ª convocação de Fernando Santos

Ex-técnico da Grécia é apresentado. Foto FPF/Diogo Pinto
Ex-técnico da Grécia é apresentado. Foto FPF/Diogo Pinto

Fernando Santos divulgou nessa sexta a sua primeira convocação da Seleção Portuguesa visando os jogos contra a França (que tem caráter particular visto que a França, no grupo de Portugal, já esta classificada por ser a anfitriã da Euro 2016) dia 11; e contra a Dinamarca (valendo pelas Eliminatórias da Euro 2016) dia 14. Dos clubes portugueses o Sporting foi o que teve mais jogadores convocados (6 no total), seguido por Benfica, Porto e Braga (1 jogador de cada equipe). As surpresas ficaram por conta de 3 novidades – Jose Fonte (Southampton), Ivo Pinto (Dínamo de Zagreb) e João Mario (Sporting); 4 retornos – Ricardo Carvalho, Danny, Quaresma e Tiago; e 7 ausências – Raul Meireles, João Pereira, Miguel Veloso, Ricardo Costa, Eduardo, Helder Postiga e Hugo Almeida. Coincidência ou não, o lateral João Pereira (que desta feita não foi convocado) rompeu há pouco tempo com o empresário Jorge Mendes, que não o representa mais. Fernando Santos deixou claro também que não é adepto de jogadores naturalizados defendendo a seleção das cinco quinas.

Eis a lista completa:

Goleiros: Rui Patricio, Beto e Anthony Lopes

Defesas: Bruno Alves, Cedric, Eliseu, Coentrao, Ivo Pinto, Jose Fonte, Pepe, Ricardo Carvalho e Antunes

Meio-campistas: Adrien, Andre Gomes, João Moutinho, João Mario, Tiago e William Carvalho

Atacantes: Vieirinha, Cristiano Ronaldo, Danny, Eder, Nani e Quaresma

TAÇA DE PORTUGAL

Aconteceu nessa quinta o sorteio da 3ª eliminatória da Taça de Portugal (com jogos marcados para 19 de outubro, mas que poderão ser antecipados para as equipes que participam das Taças Europeias, para o dia 17 ou 18), e que teve como surpresa o confronto entre Porto e Sporting (já agendado para o dia 18 as 17h). Também integrantes da 1ª Liga, V.Setubal e Arouca irão se defrontar.

Eis a lista completa dos jogos:

Pedras Salgadas (CNS) – Trofense (L2)
Chaves (L2) – Cova da Piedade (CNS)
Gil Vicente (L1) – Real Massamá (D)
Aves (L2) – Boavista (L1)
Porto (L1) – Sporting (L1)
Moreirense (L1) – Pedras Rubras (CNS)
Famalicão (CNS) – Pombal (CNS)
Olhanense (L2) – Oriental (L2)
Casa Pia (CNS) – Vizela (CNS)
Covilhã (L2) – Benfica (L1)
Sourense (CNS) – Santa Eulália (CNS)
Penafiel (L1) – Tondela (L2)
Santa Maria (CNS) – Académica (L1)
Mortágua (CNS) – Fafe (CNS)
Ribeirão (CNS) – Torreense (CNS)
Nacional (L1) – Alcanenense (CNS)
Riachense (CNS) – Benfica e Castelo Branco (CNS)
Feirense (L2) – Amora (D)
Marítimo (L1) – Gondomar (CNS)
Serzedo (D) – Sp. Espinho (CNS)
Freamunde (L2) – Felgueiras 1932 (CNS)
Coimbrões (CNS) – Rio Ave (L1)
Paços de Ferreira (L1) – Atlético Reguengos Monsaraz (CNS)
Atlético (L2) – Beira-Mar (L2)
Varzim (L2) – Estoril (L1)
Operário (CNS) – Tirsense (CNS)
Moura (CNS) – V. Guimarães (L1)
Vitória Sernache (CNS) – Vieira (CNS)
SC Braga (L1) – Alcains (D)
AD Oliveirense (CNS) – Belenenses (L1)
Salgueiros 08 (CNS) – Oliveirense (L2)
V. Setúbal (L1) – Arouca (L1)

 

TAÇAS EUROPEIAS

LIGA DOS CAMPEÕES

Coreano põe Benfica em alerta

Grupo C (Benfica/Zenit/Mônaco/B.Leverkusen)

O Benfica voltou a campo nessa quarta, dia 1 de outubro, jogando na Alemanha contra o Bayern Leverkusen, e perdeu novamente, desta feita por 3×1. Com pouco mais de 20 minutos os donos da casa já tinham aberto o marcador através do coreano Son, depois de uma bola rebatida para frente da área por Julio Cesar num chute despretensioso do ataque do Bayern. Logo depois, num belo chute a entrada da área o mesmo coreano ampliava para os alemães. Na etapa complementar, agora com Lima no ataque no lugar de Talisca, o Benfica encontrou um gol logo aos 16 minutos através de Sálvio, dando mostras de que iria reagir; mas ficou só nisso; pois poucos minutos depois Jardel cometeu pênalti, que resultou no 3º gol da Bayern, fechando o placar em 3×1 e decretando a segunda derrota encarnada e que coloca o Benfica numa situação complicada no grupo, em ultimo lugar sem ponto algum. Zenit e Mônaco (que empataram sem gols na Rússia nessa quarta) lideram com 4 pontos, seguidos por Bayern com 3 pontos. No próximo dia 22 o Benfica viaja ate a França para enfrentar o Mônaco, recebendo os franceses no jogo de volta a 4 de novembro.

Sporting perde de pouco graças a Rui Patrício

Grupo G (Sporting/Maribor/Shalke 04/Chelsea)

O Sporting voltou a campo nessa terça-feira, dia 30 de setembro, recebendo em casa o Chelsea, e não fosse por pelo menos uma dezena de defesas milagrosas de Rui Patrício, teria amargado uma goleada histórica para o time inglês em pleno Alvalade XXI. O Chelsea dominou a partida do 1o ao ultimo minuto, porem esbarrando sempre na “muralha” Rui Patrício, exceto no lance do minuto 34 quando numa bola alçada na área leonina Jonathan Silva permitiu que o ex-benfiquista Matic subisse sozinho para cabecear e fazer o gol solidário do jogo e que decretou a derrota dos leões. Destaque para José Mourinho que ao final do encontro fez questão de ir cumprimentar o goleiro do Sporting. No outro jogo do grupo o Schalke empatou em casa por 1 gol com o Maribor. O Chelsea lidera o grupo com 4 pontos, seguido por Maribor e Schalke com 2 e Sporting com apenas 1. No próximo dia 21 deste mês o Sporting vai ate a Alemanha enfrentar o Schlake, recebendo-o em Portugal no dia 5 de novembro.

Jackson Martinez sai do banco e salva o Porto nos acréscimos

Grupo H (Porto/Bate Barisov/Shaktar/Atl.Bilbao)

O Porto voltou a campo nessa terça-feira, dia 30 de setembro, jogando na Ucrânia (Lviv) contra o Shaktar, e conseguiu empate milagroso que valeu como uma vitoria, visto que ate 5 minutos do final da partida perdia por 2×0. O Porto começou bem a partida e ate conseguia equilibrar as forças com o Shaktar, tanto que na passagem do minuto 20 houve um pênalti claríssimo a favor dos dragões não assinalado. Minutos depois, nova penalidade a favor da equipe que o arbitro não teve como fazer vistas grossas. Mas na cobrança da mesma Brahimi permitiu a defesa do goleiro adversário.

De volta para o segundo tempo o Porto foi surpreendido pelo gol do Shaktar assinalado por Alex Teixeira, numa falha grotesca do zagueiro espanhol Oliver, que voltou a falhar de novo aos 40 minutos permitindo o segundo gol do Shaktarm, desta feita assinalado por Luiz Adriano. Mas o Porto contava com Jackson Martinez, que tinha entrado na partida nos minutos finais e não decepcionou. Em jogada combinada com Montero (outro que saiu do banco para por fogo no jogo), fez o 1o gol do Porto aos 44, e o gol de empate no 4o minuto de acréscimo, dando números finais a partida e mantendo o Porto na liderança do grupo com 4 pontos, seguido por Bate com 3 (depois de sua vitoria nessa rodada por 2×1 contra o Atlético de Bilbao), Shaktar com 2 e Atlético com apenas 1. O Porto volta a campo dia 21 deste mês jogando em casa contra o Atlético, e faz o jogo de volta na Espanha a 5 de novembro.

LIGA EUROPA

Couceiro mexe, Estoril vence e ainda sonha com a próxima fase

Grupo E (Estoril/PSV/Dínamo Moscou/Panathinaykos)

O Estoril voltou a campo em casa, nessa quinta-feira, quando então recebeu o Panathinaykos, fazendo no primeiro tempo uma partida apática e sem muitas jogadas de ataque de ambas as partes. Para a etapa complementar o técnico Jose Couceiro, que já houvera feito sete mudanças na equipe em relação ao ultimo jogo no campeonato português contra o Benfica, fez entrar o atacante Kleber, que deu dinamismo ao ataque praiano, não tardando para abrir o marcador aos 8 minutos. Aos 21 minutos Diogo Amado fez o 2o gol dos donos da casa e que fechou o placar da partida. Com a vitoria por 2×0; e a vitoria do Dínamo de Moscou por 1×0 contra o PSV na Rússia, o Dínamo lidera o grupo com 6 pontos seguido por PSV e Estoril com 3 e Panathinaykos sem ponto algum.

O Estoril joga de novo dia 23, quando então recebe o Dínamo de Moscou, fazendo o jogo de volta na Rússia a 6 de novembro.

Arbitragem impede Rio Ave de conquistar empate

Grupo J (Rio Ave/Steua Bucarest/Aalborg/Dínamo Kiev)

O Rio Ave voltou a campo nessa quinta, dia 2 de outubro, quando então jogou fora contra o Aalborg, perdendo por 1×0 para a equipe que dominou a partida e ate fez por merecer o placar, apesar de 2 ou 3 lances de contra-ataque nos quais os atacantes lusos não tiveram a calma e técnica suficiente para convertê-los em gol. O gol do Aalborg aconteceu no inicio do 2o tempo, e apesar de mais uma derrota do Rio Ave vale ressaltar que nos acréscimos da partida o time português foi claramente prejudicado por uma penalidade não assinalada a seu favor e que poderia dar o 1o ponto ao Rio Ave. No outro jogo o Dínamo de Kiev fez 3×1 no Steua e com isso lidera o grupo com 6 pontos, seguido por Steua e Aalborg com 3, ficando o Rio Ave na ultima posição sem ponto algum.

O Rio Ave joga de novo dia 23, quando enfrenta o Steua em Bucarest, fazendo o jogo e volta em Vila do Conde a 6 de novembro.

SUPERLIGA PORTUGUESA 2014/2015

A 6a jornada só foi concluída nessa segunda quando o Paços de Ferreira recebeu o Belenenses às 20h e venceu por 2×0.

Já a 7a jornada teve os seguintes resultados:

Sexta:

V.Guimarães 3×0 Boavista (20:30h)

Sabado:

Penafiel 0x4 Sporting (20:15h)

Jogando em Penafiel, o Sporting conseguiu uma goleada, porem conquistada apenas quando faltavam 20 minutos para o termino da partida. Slimani duas vezes, Montero e Nani fizeram os gols.

Domingo:

Paços de Ferreira 3×2 Marítimo (16h)

Academica 0x0 Moreirense (16h)

Gil Vicente 1×1 Estoril (16h)

Benfica 4×0 Arouca (18h)

Seguindo o exemplo do Sporting, o Benfica só construiu sua vitoria de goleada após o 20º minuto do 2º tempo, quando abriu o marcador, chegando aos 4×0 no final da partida.

Porto 2×1 Braga (18h)

Nacional 0x0 Rio Ave (19h)

Belenenses 1×1 V.Setubal (20:15h)

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTICIAS

Sporting

No ultimo final de semana a SAD leonina aumentou em 10 vezes o salário de William Carvalho, sem porem elevar a clausula de rescisão contratual (45 milhões) nem a data de vencimento do contrato (que vai ate 2018).

O lateral Miguel Lopes, que estava afastado por não querer reduzir substancialmente seus vencimentos, entrou em acordo com a direção do clube, e não só reduziu os salários como abriu mão de prêmios aos quais tinha direito, passando agora a fazer parte dos planos do técnico Marco Silva. A mudança de postura deve-se ao fato do lateral querer ficar em evidência para poder ser chamado à seleção por Fernando Santos.

Outros Esportes

O tênis de mesa português esta em festa. No ultimo final de semana em Lisboa a Seleção Portuguesa de Tênis de Mesa por equipes conseguiu pela 1a vez em sua historia conquistar o campeonato europeu da categoria ao bater na finalíssima a hexacampeã europeia Alemanha, por 3 sets a 1 (12/10; 5/11; 11/6 e 11/9).

Portugueses no Exterior

Cristiano Ronaldo marcou um gol na vitoria dessa quarta de 2×1 do Real contra o Ludogorets pela Liga dos Campeões, e agora esta com 72 gols nas Taças Europeias e a apenas 4 de Raul (76gols), o maior artilheiro de todos os tempos.

Embora a FPF ainda não tenha confirmado, o twitter da Federação Argentina anunciou que em 18 de novembro sua seleção ira enfrentar amistosamente Portugal em partida que ocorrera em Manchester, no Estádio Old Trafford.

O Valencia do técnico português Nuno Espírito Santo continua fazendo furor no campeonato espanhol. Neste sábado mais uma vitória e desta feita contra o poderoso Atlético de Madrid por 3×1, com um gol do meio-campista português Andre Gomes. Com a vitória o Valencia chega aos 17 pontos, isolando-se na segunda posição, a dois pontos do líder Barcelona.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: