Cristiano Ronaldo é a aposta do Turismo de Portugal na China

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Da Redação
Com Lusa

Portugal vai apostar no mercado turístico chinês com uma campanha centrada no seu melhor futebolista, Cristiano Ronaldo, procurando imprimir uma nova dinâmica na promoção do país na China.

O ataque será conduzido pelo secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, durante o China International Travel Mart 2014, um dos mais concorridos certames asiáticos do setor, que decorre em Xangai entre os dias 14 e 16 de novembro.

“Estamos a fazer uma aposta na China, que é um mercado com taxas de crescimento muito relevantes e que brevemente será o maior emissor mundial de turistas”, disse Mesquita Nunes à agência Lusa.

À semelhança de Cristiano Ronaldo, Portugal vai apresentar-se como um país “mundialmente famoso” e “cheio de lugares espetaculares”, numa mensagem escrita em chinês e impressa em cartazes com a fotografia do jogador.

Cristiano Ronaldo (“C Luo”, em chinês) é o nome português mais conhecido na China e quando se fala em Portugal (“Putaoya”), a maioria dos chineses associa logo o país ao futebol e em particular ao capitão da seleção portuguesa.

O próprio Presidente chinês, Xi Jinping, evocou a figura de Cristiano Ronaldo quando se encontrou em Pequim com o homólogo português, em maio passado.

Xi Jinping “desejou boa sorte à seleção portuguesa no ‘Mundial’ e referiu o importante papel desempenhado por Cristiano Ronaldo”, contou na altura Cavaco Silva.

“A cedência da imagem do futebolista para esta campanha custou 150.000 euros ao Turismo de Portugal (TdP), que conta, para esta investida na China, com um orçamento total que chegará, no máximo, a 450.000 euros”, avançou o semanário Expresso.

Em Xangai, Mesquita Nunes vai também reunir-se com responsáveis da Administração Nacional do Turismo da China, na primeira Comissão Mista Luso-Chinesa dedicada exclusivamente ao setor.

“O nosso objetivo é criar condições de fluxos de turistas que viabilizem a abertura de uma ligação aérea direta entre os nossos dois países”, adiantou o governante português à agência Lusa.

A viagem de Mesquita Nunes ficará ainda marcada pela entrada em funções do primeiro delegado do Turismo de Portugal na China, um posto enquadrado na Embaixada portuguesa em Pequim, cuja criação foi anunciada há um ano pelo vice-primeiro-ministro, Paulo Portas.

Trata-se de Inês Cunha Alves, 38 anos, especialista em relações internacionais e empreendedorismo, que foi uma das responsáveis do pavilhão português na Exposição Mundial de Xangai, em 2010.

Pelas contas portuguesas, no primeiro semestre deste ano, o número de chineses que visitaram Portugal (55.000) cresceu 69% em relação ao mesmo período de 2013. A estimativa de gastos feitos pelos turistas chineses chega a 33 milhões de euros.

Números considerados “muito animadores”, mas não chegam a 1% dos cerca de 95 milhões de chineses que viajaram no ano passado para fora da China continental.

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