Copa: Brasileiro recebe menção honrosa do Comitê Olímpico de Portugal

Da Redação

EstadioCopa2014BrasilO bolsista de doutorado pleno da Capes, Thiago de Oliveira Santos, fez parte de uma pesquisa que recebeu menção honrosa do Comitê Olímpico de Portugal, na área de Economia, Direito e Gestão do Desporto.

O estudo “A Qualidade da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 nas cidades-sede” teve como objetivo verificar se a percepção que os torcedores têm da qualidade da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 varia de acordo com os locais onde o evento foi realizado.

A menção honrosa foi atribuída na edição 2015 do Prêmio COP/Fundação Millennium BCP Ciências do Desporto, concedido anualmente aos melhores trabalhos de investigação nas diversas áreas das ciências do esporte em Portugal. Concorreram em 2015, 32 trabalhos nas áreas da Fisiologia e Biomecânica do Desporto, Economia, Direito e Gestão do Desporto e História e Sociologia do Desporto.

De acordo com o bolsista, os resultados do estudo sobre a percepção da qualidade da Copa do Mundo sugerem que quanto mais elevado é o nível de formação dos torcedores e a qualidade de vida no local da realização do evento, maior tende a ser a avaliação da qualidade do evento, caso de Curitiba, Brasília e Rio de Janeiro.

A pesquisa apontou, ainda, que nas cidades onde infraestruturas foram revitalizadas para a realização do evento, a qualidade teve uma avaliação superior quando comparada às cidades onde foram necessários investimentos para construção de novas infraestruturas para acolher os jogos da competição.

O trabalho foi realizado em cinco cidades-sede no período da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Recife, e Rio de Janeiro.

Thiago realiza o programa doutoral na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (FMH/UL) no âmbito da Sociologia e Gestão do Desporto sob a orientação dos professores Abel Correia e Rui Biscaia.

A investigação premiada teve a coordenação e autoria conjunta do bolsista e dos orientadores e contou ainda com a participação de cinco pesquisadores de instituições de ensino superior no Brasil: Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade de Pernambuco, Universidade de Brasília, Universidade Técnica Federal do Paraná.

A Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa (ULisboa) foi distinguida ainda com o 1º Prêmio e duas Menções Honrosas nos Prêmios COP/Fundação Millenium bcp Ciências do Desporto, na área da Fisiologia e Biomecânica do Desporto.

O trabalho “Será o tipo de contração e a amplitude dos exercícios de treino de força, determinantes na melhoria da funcionalidade e qualidade muscular?”, de Maria João de Oliveira Valamatos, foi o vencedor.

Ainda na mesma área, recebeu uma menção honrosa o trabalho “Avaliação da arquitetura muscular da perna através da imagem de tensor de difusão: alterações com a fadiga induzida pelo ciclo muscular de alongamento-encurtamento”, de Filipa Oliveira da Silva João.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: