Benfica de Lisboa mostra solidariedade com Chapecoense e oferece jogadores por empréstimo

Mundo Lusíada

Benfica_logoO mundo esportivo está de luto, e não é diferente em Portugal onde o presidente do Benfica, um dos clubes mais importantes do país, se mostrou extremamente solidário com o co-irmão brasileiro Chapecoense.

Luís Filipe Vieira colocou o clube que dirige à disposição da Chape para tentar criar condições que possam minimizar o sofrimento e “superar a perda esportiva”. Depois de fazer referências à tragédia que vitimou mais de 70 pessoas, entre elas jogadores, membros da comissão técnica e dirigentes, o presidente do Benfica quer ajudar o clube brasileiro inclusive com empréstimo de jogadores.

“Profundamente chocado com a tragédia que afetou a Chapecoense. Em meu nome e do Sport Lisboa e Benfica endereço ao Clube e às famílias dos jogadores e da equipa técnica, as mais sentidas condolências e a solidariedade nesta hora inesperada de dor”, escreveu.

“Perante a tragédia que tocou uma vez mais o mundo do futebol, o Sport Lisboa e Benfica, de forma solidária, manifesta a sua disponibilidade para apoiar a Chapecoense na criação de condições para minimizar o sofrimento e superar a perda desportiva”, completou.

Sporting de Lisboa lamenta tragédia

O rival Sporting enviou um “abraço especial” aos familiares de todos os que seguiam a bordo do avião. O treinador Jorge Jesus, por sua vez, lamentou a morte do amigo e treinador Caio Júnior.

“Triste não só pelos esportistas, mas também pelo treinador [Caio Júnior], é um grande amigo meu, fez um estágio comigo em Portugal, estive várias vezes no Brasil com ele. É uma tragédia. Uma tragédia não só para as famílias, mas penso que para todos os esportistas em Portugal e no Brasil. É situação muito complicada…”, declarou.

Outros clubes de Portugal

Por meio do Twitter, o Porto avisou que “está com a Chapecoense e as suas famílias neste momento difícil”. Braga, Vitória de Guimarães e outros clubes de Portugal também enviaram mensagens de apoio.

Clubes brasileiros solidários oferecem ajuda à Chape

Os clubes do Brasil publicaram uma nota oficial em conjunto pela tragédia acontecida com a equipe de Chapecó e também para oferecerem ajuda disponibilizando atletas (sem custo nenhum) para o clube catarinense.

Além dessa atitude solidária, o grupo solicitou à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que mantenha a Chapecoense “imune” ao rebaixamento pelas próximas três temporadas.

O documento oficial traz os nomes dos seguintes clubes: Coritiba, Corinthians, Palmeiras, Portuguesa, Santos e São Paulo, com perspectiva de mais clubes da elite do futebol brasileiro aderirem ao movimento de apoio à Chape. Como por exemplo o Cruzeiro de Minas que divulgou um vídeo em seu site oficial, através do presidente Gilvan de Pinho Tavares, se colocando à disposição para emprestar jogadores ao clube do sul. “Nós estamos tristes, sentidos com essa tragédia, mas haveremos de ajudar. Trabalhando unidos, nós, presidentes de clubes do futebol brasileiro, para ela voltar com galhardia a disputar as competições do futebol brasileiro. Estou propenso a conversar com os outros clubes para que desenvolvamos um projeto para emprestarmos jogadores de bom nível para que eles possam disputar as competições de 2017”, disse Gilvan no vídeo.

Além disso, a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) estuda incluir a Chapecoense na Libertadores e na Recopa de 2017. Confira a nota divulgada pelos clubes:

Neste momento de perda e de profunda tristeza, nós, presidentes dos clubes brasileiros que publicam essa nota, gostaríamos de manifestar nossos mais sinceros sentimentos de pesar e solidariedade à Associação Chapecoense de Futebol e seus torcedores, e em especial às famílias e amigos dos atletas, comissão técnica e dirigentes envolvidos na tragédia ocorrida na madrugada desta terça-feira (29).

Mesmo cientes dos prejuízos irreparáveis provocados por este terrível acontecimento, os Clubes entendem que o momento é de união, apoio e auxílio à Chapecoense.

Neste sentido, os Clubes anunciam Medidas Solidárias à Chapecoense, que consistirão, dentre outras, em:

  • Empréstimo gratuito de atletas para a temporada de 2017; e
  • Solicitação formal à Confederação Brasileira de Futebol para que a Chapecoense não fique sujeita ao rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro pelas próximas 3 (três) temporadas. Caso a Chapecoense termine o campeonato entre os quatro últimos, o 16º colocado seria rebaixado.

Trata-se de gesto mínimo de solidariedade que se encontra ao nosso alcance neste momento, mas dotado do mais sincero objetivo de reconstrução desta instituição e de parte do futebol brasileiro que fora perdida hoje.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: