Após 4 anos o clube com maior número de sócios no mundo conquista o campeonato

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

BenficaCampeao_torcedores

Após 4 anos o clube com maior número de sócios no mundo conquista o campeonato

Após quatro anos de jejum (ultimo conquista ocorreu na temporada 2009/2010) o Benfica, clube com maior número de sócios no mundo (235 mil associados segundo a revista semanal da UEFA “The Weekly”; a frente de Bayern, Baecelona e Manchester United), conquistou nesse domingo, com três rodadas de antecedência, o campeonato português ao bater por 2×0 o Olhanense, chegando aos 73 pontos, 7 a mais que o Sporting, vice-campeão, que poderá chegar no máximo aos 72 pontos. Duas horas após o apito final, a Praça Marques de Pombal em Lisboa, com cinco faixas de rolamento, já estava apinhada de parte dos 6 milhões de torcedores encarnados que soltaram o grito tão esperado e sofrido de “é campeão, é campeão”. Parabéns ao Benfica, legítimo campeão português.

Troféus das finais das ligas dos campeões já chegaram a Câmara Municipal de Lisboa

Escoltados pelo ex-jogador Vitor Baia e pela técnica de futebol Monica Jorge, que os levaram pelos principais pontos da cidade ate chegar a Câmara Municipal de Lisboa, os troféus das Ligas dos Campeões masculina e feminina chegaram nesta sexta-feira à cidade sede das duas finais (feminina, a 22 deste mês, no Estádio do Restelo; e masculina, dia 24, no Estádio da Luz). Nos Paços do Conselho o presidente da Câmara, Antonio Costa, recebeu com um coquetel ilustres convidados, dentre os quais se destacavam o presidente da UEFA, Michel Platini; e o presidente da FPF, Fernando Gomes.

TAÇA DA LIGA

Foi definido essa semana que a semifinal da Taça da Liga entre Porto e Benfica será jogada no Estádio do Dragão no próximo dia 27, as 18:15h. O vencedor garante vaga na final contra o Rio Ave (que eliminou o Braga), em Leiria, porem sem data definida ainda.

TAÇA DE PORTUGAL

Nesta quarta-feira aconteceram os jogos de volta das semifinais da Taça de Portugal.

As 20:45h o Benfica recebeu o Porto; saiu na frente ainda no 1o tempo, sofreu o empate, ficou com um homem a menos desde os 30 da etapa inicial quando o jogador Siqueira foi expulso, mas teve forças para fazer o 2×1 na etapa complementar (que ainda assim dava a vaga na final para o Porto) e o 3×1 através de Andre Gomes, numa verdadeira obra de arte, que lhe garantiu presença na final ha 10 minutos do apito final, para delírio de sua torcida.

Meia hora depois o Rio Ave recebeu o Braga e garantiu sua presença na final fazendo 2×0 no time bracarense, com dois verdadeiros frangos de Eduardo, numa partida em que os donos da casa dominaram e não deram a menor hipótese de reação ao time da cidade dos bispos.

Lembrando que nas partidas de ida o Porto venceu no Dragão o Benfica por 1×0; e o Braga empatou em casa sem gols com o Rio Ave.

A final está agendada para o mês de maio no Estádio do Jamor.

LIGA EUROPA

Lembrando que na próxima semana acontecem os dois jogos das semifinais da Liga Europa com os seguintes jogos:

Benfica x Juventus (24 de abril)

Valencia x Sevilha (24 de abril).

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A 27ª jornada só terminou nessa segunda com o Estoril recebendo às 20h o Paços de Ferreira e vencendo por 1×0; o que lhe assegura vaga na Liga Europa da próxima temporada.

Já a 28ª jornada começou nessa quinta, dia 17, com o V.Guimarães recebendo às 20h o Arouca e perdendo surpreendentemente por 3×2.

No sábado mais quatro jogos.

As 16h o Marítimo recebeu a Acadêmica e venceu por 3×1; e o Paços de Ferreira recebeu o Nacional e foi goleado impiedosamente por 5×0.

As 17h o Gil Vicente recebeu o Estoril e empatou sem abertura de contagem.

E as 19:15h o Belenenses recebeu o Sporting e perdeu por 1×0, resultado que garantiu o vice-campeonato ao Sporting e a entrada direta na próxima Liga dois Campeões, na fase de grupos.

No único jogo do domingo, o Benfica recebeu o Olhanense às 18h, e venceu por 2×0, para delírio dos quase 65 mil torcedores que comemoraram na antepenúltima jornada o titulo antecipado do campeonato português.

A jornada só termina dia 21, com o V.Setubal recebendo o Braga às 18h; e o Porto recebendo o Rio Ave às 20h.

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTICIAS

Benfica

Alan Kardec, que foi emprestado ao Palmeiras ate o próximo dia 30 de junho, garante que já reduziu tudo que podia em termos salariais para renovar com o time alviverde, e que se não houver uma melhoria salarial substancial não aceitara ser negociado com o time brasileiro.

Um estudo realizado pela UEFA com 18 mil cidadãos europeus definiu que o Benfica é o clube com maior porcentagem de torcedores dentro de seu país em toda Europa, com 47% de adeptos. O 2o clube com maior porcentagem de adeptos em seu país é o Steua de Bucareste; e o 3o é o Galatasaray com 37%.

Portugueses no Exterior

Com a vitoria que obteve no ultimo final de semana por 4×1 frente ao Krasnodar; aliada ao empate sem gols do Lokomotiv de Moscou em casa frente ao Anzhi (ultimo colocado na tabela), o Zenit do técnico português Villas Boas assumiu a liderança do campeonato russo com 53 pontos (um a mais que o Lokomotiv).

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: