“A História em Onze Metros”, filme aborda o risco da Lusa acabar

Curta-metragem, disponível gratuitamente na internet, resgata a história de um ídolo que já impediu o fim do clube no passado.

 

Da Redação

Lusa_PortuguesaDesportosMergulhada em dívidas e na terceira divisão, a Portuguesa encontra dificuldades para sobreviver no futebol. O clube está sob o comando do quarto presidente em menos de três anos, tem o patrimônio penhorado e as receitas cada vez mais escassas. A torcida convive com um medo crescente: a Lusa pode realmente fechar as portas? Será que a situação atual é irreversível?
Os diretores Cristiano Fukuyama e Luiz Nascimento mergulharam no tema e trazem a resposta no curta-metragem “A História em Onze Metros”. O filme resgata uma situação semelhante vivida pela torcida da Lusa no passado, quando o próprio presidente disse que um rebaixamento decretaria o fim do futebol no clube. A história, na verdade, teve contornos de uma epopeia.
A produção independente, disponível gratuitamente na internet, tem como protagonista o atacante Alex Alves. Ele narra detalhes da rodada final da Série B do Campeonato Brasileiro de 2006, quando a Portuguesa entrava no estádio da Ilha do Retiro dependendo de uma vitória sobre o vice-líder Sport para sobreviver. O curta remonta o clima de tensão daquela batalha de reviravoltas.
Além da participação do ídolo, o filme conta com depoimentos de torcedores que acompanharam aquela partida das mais diferentes formas. O documentário dá voz àqueles que sofrem ao ver um clube tão tradicional agonizar nos gramados brasileiros e aborda o sentimento que move o futebol: o amor.
O curta-metragem é mais uma produção do ‘Acervo da Bola’, que já lançou os documentários sobre a Lusa: “O Fado da Bola”, “Ataque Iê Iê Iê”, “Ivair – O Príncipe do Futebol” e “Radinho com Faro de Gol”. Todos os projetos foram desenvolvidos sem qualquer patrocínio ou apoio financeiro, sempre executados pelo produtor multimídia Cristiano Fukuyama e o jornalista Luiz Nascimento.
Assista gratuitamente pelo link: https://youtu.be/MaaxZOvsTpo

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: