Receitas turísticas aumentaram para 4bi Euros em Portugal

Mundo Lusíada
Com agencias

Turismo_AlbufeiraAlgarveAs receitas do setor de turismo aumentaram 10,4% entre janeiro e junho, face ao mesmo período em 2013, para um total de 4.086 milhões de euros, indicam os dados oficiais do setor, divulgados em 21 de agosto.

O maior crescimento homólogo teve origem nos viajantes que vieram da Bélgica e do Reino Unido, de acordo com os números do Banco de Portugal, que apontam também para uma quebra no que respeita aos gastos de turistas brasileiros e dos Estados Unidos.

Os turistas provenientes do Reino Unido foram os que mais aumentaram os seus gastos em termos absolutos: no primeiro semestre, fizeram uma despesa total de 715 milhões de euros, mais 101,1 milhões do que na primeira metade do ano passado, o que se traduz num crescimento de 16,5%.

São também os britânicos que têm um maior peso nas receitas turísticas totais, representando 17,5% dos 4.086 milhões de euros do período de janeiro a junho.

No entanto, a maior variação positiva da receita deveu-se aos turistas belgas, com uma subida de 21,6% no mesmo período, ainda que para um total de apenas 107,3 milhões de euros (2,6% do total).

Em contrapartida, os gastos realizados por turistas provenientes dos Estados Unidos (EUA) registraram uma quebra de 18,7% para um total de 184,5 milhões de euros, enquanto que a receita originada pelos turistas brasileiros caiu 13,5% para 164,6 milhões de euros.

No que respeita às dormidas turísticas apuradas pelo Instituto Nacional de Estatística, que tiveram um crescimento acumulado de 11,4% até junho, para 19,5 milhões, o maior aumento teve lugar entre os hóspedes espanhóis (mais 22,5%), seguidos pelos belgas (mais 17,3%) e franceses (13,2%).

No entanto, continuam a ser os turistas do Reino Unido aqueles que perfazem um maior número de dormidas no setor, com um peso de 24,3% do total, seguidos pelos alemães (14,9%) e pelos espanhóis (9%).

Apesar do decréscimo nas receitas turísticas, tanto os turistas brasileiros como os turistas dos EUA aumentaram a duração de estadias, com crescimentos de 13% e 1,9%, respectivamente.

Quanto ao saldo da balança turística, aumentou 13,6% neste primeiro semestre, para um total de 2.456,3 milhões de euros. Em causa esteve a subida da receita para 4.086 milhões (mais 10,4%), tal como o aumento das despesas para 1.629,8 milhões de euros (mais 5,9%).

No Brasil
Enquanto as receitas do turismo brasileiro em Portugal diminuem, o interesse do turismo interno cresce no Brasil.

Os destinos turísticos nacionais superam os internacionais na preferência dos brasileiros que pretendem viajar até julho deste ano. Foi o que apurou a Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, do Ministério do Turismo, realizada em janeiro de 2013, com dois mil residentes de sete capitais.

No universo dos que pretendem viajar, 68,7% apontaram como destino cidades brasileiras. Outros 23,3% disseram que vão visitar outros países. O avião foi apontado como o meio de transporte escolhido por 53%, seguido do automóvel, com 26,8%.

O levantamento, realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostra também que os estados da Região Nordeste continuam sendo os preferidos, com 49% das indicações. Em seguida, estão os destinos do Sudeste, com 23,3% das preferências, e do Sul, com 18%.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: