Projeto luso-brasileiro de mobilidade urbana sustentável apresenta resultados em Curitiba

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Os dez veículos elétricos que integraram a frota de Curitiba em junho, dentro do projeto Ecoelétrico, geraram uma economia de 83% no custo com combustíveis. Foto: Luiz Costa

Mundo Lusíada

Os dez veículos elétricos que integram a frota da Prefeitura de Curitiba desde junho, como parte do projeto Ecoelétrico, geraram uma economia de 83% no gasto com combustíveis, em relação ao que seria gasto se os mesmos automóveis fossem movidos a gasolina.

Em dois meses, a economia com combustível somou R$ 4,6 mil e foram gastos R$ 791 em energia elétrica necessária para que os carros percorressem mais de 15,8 mil quilômetros. Os dados ambientais também são positivos. O uso desses carros poupou a emissão de duas toneladas de CO2 na atmosfera de Curitiba e economizou 1.582 litros de gasolina, o que equivale a dez barris de petróleo.

O programa Mob-i é resultado da parceria entre Itaipu Binacional e o Centro de Excelência da Indústria da Mobilidade (CEiiA), de Portugal, e abre novas oportunidades de negócios nos dois lados do Atlântico, defende o presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (Aicep), Miguel Frasquilho, que participou da comitiva em visita a Itaipu.

“Portugal, apesar de pequeno, é um dos países que mais investiram em termos de energias renováveis e sustentáveis. E hoje está a tirar partido disso. São vários os países do mundo, não apenas o Brasil, que estão interessados em perceber a experiência portuguesa, e como é que nós lá chegamos. Nos primeiros anos foi necessário investir muito e, portanto, não foram anos fáceis. Mas agora estamos a começar a ter o retorno desse investimento”declarou ele a Revista de ITAIPU Binacional.

Em momento de crise, Miguel fala da vantagem do mercado brasileiro. “A dimensão do mercado brasileiro e o fato de as empresas portuguesas terem percebido, com a crise que nós vivemos nos últimos anos, que o mercado de um país pequeno como é Portugal, de dez milhões de pessoas, é muito limitado. Portanto, as empresas portuguesas tiveram que se internacionalizar. As exportações portuguesas passaram de 28% do produto [interno bruto] para mais de 40%, atualmente. Nós ainda queremos mais porque sabemos que a internacionalização é o caminho”.

Exemplo de Curitiba
O Ecoelétrico é o maior projeto de veículos puramente elétricos do país destinados à frota pública. Constituído em parceria entre a Prefeitura de Curitiba, Itaipu Binacional, Aliança Renault-Nissan e CEIIA (Centro para Excelência e Inovação na Indústria Automóvel), de Portugal, o projeto atende às demandas do município em seu programa de mobilidade urbana sustentável.

A frota municipal de veículos elétricos não gera custos à Prefeitura da capital paranaense. Um contrato de comodato foi firmado por dois anos entre os parceiros do projeto e compreende ainda a assistência técnica da Renault 24 horas. O projeto é considerado a primeira ação visando o cumprimento das recomendações do termo de compromisso para a redução das emissões de gases e de riscos climáticos.

Os dez veículos em operação (cinco Zoe, três Kangoo e dois Twizy) são utilizados pela Guarda Municipal, Secretaria de Trânsito, pelo Instituto Curitiba de Turismo e pelo gabinete do prefeito. Os carros utilizados pela Guarda Municipal foram os que obtiveram o maior desempenho e chegaram a percorrer em um só dia 140 quilômetros. Os dois veículos Twizy, utilizados para monitorar os parques Barigui e Tanguá, por apresentarem design diferenciado chamam a atenção de frequentadores e turistas.

Na Setran são utilizados no programa de escola pública do trânsito e como suporte às atividades de fiscalização de seus agentes e em seu departamento de mobilidade. Já no Instituto Curitiba de Turismo, os veículos são usados em postos móveis de informações turísticas.

Os 60 usuários dos veículos elétricos na Prefeitura receberam curso de capacitação para a operação dos veículos e dos eletropostos. As aulas foram ministradas pelos parceiros e coordenadores técnicos do projeto.

Foram implantados em Curitiba oito postos de abastecimento (eletropostos) sensorizados para a captura de dados e conectados em tempo real ao sistema de mobilidade inteligente (mobi.me). Eles estão instalados em sete diferentes locais: Praça Rui Barbosa, Parque Tanguá, Parque Barigui, Secretaria de Administração, Prefeitura- Palácio 29 de Março, Setran- Prado Velho e Jardim Botânico.

Todo o sistema pode ser monitorado online, pelo site www.ecoeletrico.curitiba.pr.gov.br, com as atualizações de indicadores sobre o CO2 poupado, energia consumida, número de viagens e distâncias percorridas.

Em Brasília, um projeto-piloto semelhante também já está em testes. Os resultados serão divulgados em breve.

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