Fundação AEP lança programa para estudar e atrair jovens emigrantes

Da Redação
Com Lusa

PlataformaEmpresarialDiaspora560A Fundação Associação Empresarial de Portugal (AEP) apresentou, dia 12, o programa “Empreender 2020 – Regresso de uma geração preparada”, que pretende estudar a emigração de jovens qualificados e cativá-los para que voltem.

“É um projeto, na nossa opinião, de interesse nacional porque em primeiro lugar vai estudar qual a verdadeira situação dos jovens qualificados que emigraram. Fala-se muito e todos nós temos alguma sensibilidade, por amigos, por familiares, que sabemos onde estão, o que é que fazem, mas no fundo isso é uma pequena parte de uma floresta que tem que ser estudada”, afirmou o presidente da Fundação AEP, Paulo Nunes de Almeida, à margem do momento público que se realizou diante da Reitoria da Universidade do Porto.

Com questões como “será que podem fazer cá o que fazem lá?”, o programa quer sensibilizar a opinião pública “de que é necessário agir para estancar a saída de jovens qualificados e criar condições para o empreendedorismo”.

“Houve um fluxo grande de jovens que emigraram e eu chamo a atenção que ao contrário do que às vezes as pessoas querem deixar passar nem todos os jovens emigrados emigraram por uma questão de necessidade. Muitos emigraram por opção”, declarou Paulo Nunes de Almeida.

A Fundação AEP, de acordo com o seu presidente, está “muito bem posicionada” para apoiar os jovens que pretendam regressar a Portugal “com informação, com apoio técnico, com informação sobre o sistema de incentivos, através da rede colaborativa que tem com as autarquias do país”.

“De alguma forma, este projeto [quer] criar condições para que os jovens que emigraram, que adicionaram competências àquelas que o país lhes deu, criaram mundos e redes, possam ser importantes em Portugal para dinamizar novos projetos”, afirmou Paulo Nunes de Almeida.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: