Feira de Turismo de Lisboa deve gerar R$ 16 milhões de negócios ao Brasil

Mundo Lusíada
Com agencias

A feira de turismo na capital portuguesa. Foto/Arquivo
A feira de turismo na capital portuguesa. Foto/Arquivo

Com um total de 270 reuniões realizadas e a expectativa de negócios de R$ 16 milhões para os próximos doze meses, o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) encerrou, em 1° de março, sua participação durante a Feira Internacional de Turismo (BTL), ocorrida desde 25 de fevereiro, em Lisboa, Portugal.

A iniciativa inédita entre Embratur, organização da BTL e TAP Portugal resultou em uma ação exclusiva destinada a comercialização de produtos e serviços turísticos brasileiros na rodada de negócios da própria feira.

Durante os três primeiros dias, destinados aos profissionais do setor, quarenta integrantes do trade brasileiro realizaram reuniões com compradores internacionais em um espaço exclusivo para a rodada de negócios ao lado do estande do Brasil.

A rodada de negócios, que antes era destinada apenas ao mercado português, é conhecida como programa de “hosted buyers”. Os resultados da rodada brasileira de negócios superaram 22 vezes o investimento total feito pela Embratur na BTL.

“O resultado foi tão positivo que a intenção é repetir esse modelo de participação nos próximos anos. O programa de hosted buyers teve um impacto grande no número de negócios fechados pelo receptivo brasileiro.” diz Kátia Bitencourt, chefe de gabinete da Embratur.

Bruno Reis, coordenador de mercados europeus da Embratur, acredita que novas plataformas de negócios são importantes para fortalecer a inserção de novos produtos do Brasil no mercado. “Além do já consolidado segmento Sol e Praia aqui em Portugal, houve uma demanda forte do segmento MICE, buscando apoio em encontros, incentivos, conferências e feiras. A rodada foi realizada com grande êxito e todos os participantes ficaram satisfeitos.”

Mercado português
Portugal foi o quarto país europeu que mais enviou turistas para a Copa do Mundo. Em 2013, os portugueses ocuparam o sexto lugar entre os turistas europeus que mais vieram ao Brasil.

Os principais destinos brasileiros escolhidos pelos portugueses são relacionados ao segmento de Sol e Praia (60,3%), Cultura (20,6%), seguidos de Natureza, Ecoturismo ou Aventura (15,1%).

Os turistas de lazer costumam ficar uma média de 19 noites no país e gastam uma média de U$ 67,38 por dia, segundo dados do Ministério do Turismo.

BTL 2015
A 27ª edição da BTL registrou um aumento de 8% do número de visitantes profissionais, para mais de 30 mil, segundo anunciou a organização. O evento “superou expectativas” e no total “foram concretizadas cerca de três mil reuniões”.

A organização da feira tinha afirmado que previa receber este ano cerca de 400 operadores turísticos estrangeiros convidados para conhecerem Portugal, que depois vendem o destino nos respectivos países.

A próxima edição da BTL irá realizar-se entre 02 e 06 de março de 2016 e deverá reforçar a aposta, quer na vertente profissional, quer na do público de fim de semana. “O programa de ‘hosted buyers’ [operadores turísticos convidados] continuará a ser um dos focos da comissão organizadora da BTL 2016”, apontou a responsável Fátima Vila Maior.

“A inovação deste ano de incluir uma área específica direcionada para o Brasil correu bastante bem. Do total dos cerca de 400 ‘hosted buyers’ presentes na BTL, 75 foram de empresas brasileiras e mostraram-se muito satisfeitas com os resultados alcançados. Tivemos três dias totalmente preenchidos com reuniões de compradores internacionais de todo o mundo”, concluiu.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: