Consórcio estatal chinês vai investir quase 4 bilhões na agricultura angolana

Da Redação
Com Lusa

IV Conferência Ministerial do Fórum de Macau, na China.

Um consórcio estatal chinês vai investir 5.000 milhões de dólares (3.990 milhões de euros) numa herdade de 500.000 hectares em Angola em 2015, para “ajudar a reduzir a dependência alimentar” do país, disse o China Daily.

Será o segundo investimento da CITIC Construction Co na agricultura angolana e destina-se à produção de soja, milho e trigo, indicou o jornal, citando o responsável da empresa para as operações em África, Liu Guigen.

“Angola tem muita terra fértil, mas é também um grande importador de alimentos”, salientou o empresário chinês.

Presente em Angola desde 2008, a CITIC Construction Co. já desenvolveu duas herdades de 10.000 hectares, mas a sua obra mais conhecida no país é em Kilamba Kiaxi, uma cidade satélite de Luanda, situada a cerca de 30km do centro da capital angolana.

Trata-se de uma empreitada de 10.000 milhões de dólares (7.980 milhões de euros), que envolveu a construção de 20.000 casas, “90% das quais já ocupadas”, 200 lojas, 24 creches, e 17 escolas, refere a fonte.

Cerca de 40 outras companhias chinesas participaram na instalação dos sistemas de esgoto e de abastecimento de eletricidade e de água à nova urbanização de Kilamba Kiaxi, considerada “um dos maiores projetos do gênero em toda a África”.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: