Bruxelas diz que maioria dos bancos europeus estão agora muito mais fortes e preparados

Da Redação
Com Lusa

A Comissão Europeia considera que os resultados dos testes de resistência à banca europeia, divulgados dia 15, mostram que “uma grande maioria dos bancos europeus estão agora muito mais fortes e melhor preparados para resistir a choques”.

Numa declaração conjunta divulgada em Bruxelas pouco após a divulgação dos testes – nos quais “reprovaram” apenas oito dos 90 bancos analisados, tendo os quatro portugueses recebido nota positiva -, os comissários europeus dos Assuntos Econômicos e Financeiros, Olli Rehn, e do Mercado Interno e Serviços, Michel Barnier, destacam a importância do reforço do setor bancário no quadro de uma resposta global à crise.

Considerando que a publicação dos resultados destes testes de resistência constitui “mais um passo nesse processo”, os comissários Rehn e Barnier apontam que, em antecipação aos mesmos, muitos bancos agiram no sentido de fortalecer a sua capacidade de resposta, através de medidas do setor privado e auxílios financeiros estatais.

Os comissários destacam ainda o fato dos testes conduzidos pela Autoridade Bancária Europeia (ABE) serem “mais rigorosos do que aqueles realizados antes”, e o exercício ter sido levado a cabo em total transparência, no que respeita por exemplo à exposição à dívida soberana.

Por fim, os dois comissários dizem esperar que aqueles bancos que chumbaram, assim como aqueles que, tendo passado, revelaram ainda “fraquezas substanciais”, tomem todas as medidas necessárias para reforçar as suas posições de capital, devendo ser dada prioridade a soluções no setor privado.

Os resultados dos testes de resistência à banca europeia revelam que oito instituições, cinco espanholas, uma austríaca e duas gregas, falharam o rácio ‘core tier 1’ mínimo de 5% em 2012, face a um cenário adverso.

No exercício conduzido pela Autoridade Bancária Europeia (ABE) a 90 bancos europeus, as seguintes entidades chumbaram o objetivo: Banco Pastor, Caja de Ahorros del Mediterraneo, Banco Grupo Caja3, CatalunyaCaixa e Unnim (Espanha), EFG Eurobank Ergasias e Agricultural Bank of Greece (Grécia), e o austríaco Oesterreichische Volksbanken.

1 Comment

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: