Turismo de Portugal promove Centenário de Fátima em 2017, de importância “inegável”

PeregrinacaoNSenhora_SantuarioFatima

Da Redação

Em 2017, todos os caminhos vão levar a Fátima, em Portugal. No próximo ano, o país luso celebra o centenário da aparição de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos, fato que desencadeou na devoção de milhares de fiéis e na criação do mundialmente conhecido Santuário de Fátima.
Para assinalar esta data, que vai contar com a presença do Papa Francisco em uma visita oficial à cidade, está sendo preparada uma série de iniciativas para receber visitantes de todo o mundo. O governo português promove Fátima como um destino religioso em diversos países do mundo, entre eles o Brasil.
“Queremos apresentar Fátima e fazer com que os brasileiros vejam esta região como um destino religioso muito importante, que deve ser visitado pelo menos uma vez na vida. Teremos uma programação extensa, não só em maio, quando se comemora o centenário da aparição de Nossa Senhora, mas em todo o ano de 2017”, afirma Ana Mendes Godinho, Secretaria de Estado do Turismo de Portugal.
“A presença do Papa Francisco reforça a imagem de Portugal como um destino religioso importante. O turismo religioso atrai 3,3 milhões de visitantes anualmente, número importante que ainda deve crescer”, conclui a Secretária.
Muitos brasileiros incluem nas suas viagens a Portugal uma visita a Fátima. O próximo ano será uma oportunidade de excelência para promover o destino e suas atratividades, tendo em conta a relevância das Comemorações do Centenário. O Calendário de Eventos previsto, com o contributo de várias entidades e coordenado pelo Santuário de Fátima, será um forte atrativo para, ao longo de todo ano, dar visibilidade a Portugal como destino turístico.
A importância de Fátima “é inegável” tanto “para crentes e para não crentes”, defende o presidente português. “É inegável a sua importância para Portugal. Para crentes e para não crentes. Preservando a posição do Estado que é laico, mas respeitando a grande importância e dimensão da religião católica em Portugal. É importante do ponto de vista religioso, mas também noutras dimensões que lhe estão associadas como o turismo”, disse Marcelo Rebelo de Sousa.
Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, a visita do Papa Francisco a Fátima em 2017 é de “grande importância para Portugal”, admitindo que “é possível e seria positivo que, de forma equilibrada e sustentada, Portugal pudesse ainda tirar mais proveito do turismo, designadamente na região de Leiria que já tem esse grande polo que é o Santuário de Fátima”.

Caminhos
Fátima encontra-se no centro de um triângulo onde se encontram três dos monumentos mais identitários da História de Portugal, e que estão classificados como Patrimônio Mundial pela UNESCO – o Mosteiro da Batalha, o Mosteiro de Alcobaça e o Convento de Cristo em Tomar – bem como de outros monumentos de elevado valor patrimonial e de paisagens naturais inesquecíveis.
Os caminhos de Fátima são percursos de fé que guiam os peregrinos nas suas viagens religiosas a Fátima, evitando as estradas de grande tráfego de automóveis e favorecendo caminhos de terra ou de pequenas estradas rurais com pouco tráfego.
São quatro caminhos: o Caminho do Tejo, o Caminho do Norte, o Caminho da Nazaré e o Caminho do Mar. O ideal para o visitante é escolher o caminho que lhe for mais adequado e ter uma experiência carregada de espiritualidade e inspiração.
Caminho do Tejo: de Lisboa, seguindo por Santarém, chegando a Fátima. Do Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações em Lisboa, até a grande catedral em Fátima, são 141 quilômetros.
Caminho do Norte: de Santiago de Compostela, seguindo por Valença, Porto, Coimbra, Leiria, chegando a Fátima. Partindo de Santiago de Compostela em Espanha ou de Valença e Porto do Norte de Portugal, numa viagem até Fátima.
Caminho da Nazaré: de Nazaré, seguindo por Leiria, chegando a Fátima. Este Caminho liga santuários marianos. Pode ser percorrido nos dois sentidos, uma vez que depois de chegar a Fátima pode continuar e conhecer o antiquíssimo ritual de “onde a terra acaba e o mar começa”.
Caminhos do Mar: de Lisboa, seguindo por Sintra, Caldas da Rainha, chegando a Fátima.
Estoril e Cascais são os encantadores pontos de partida para uma viagem que termina no destino escolhido, Fátima ou Santigo de Compostela.

O Filme
Para celebrar estas comemorações, será realizado um filme em animação sobre o Centenário de Fátima, que deverá ser distribuído também no Brasil em 2017.
“Este filme é muito inovador e mostra que Portugal deixou de ser um destino envelhecido para se tornar um país inovador. Também estamos mostrando ao mercado brasileiro a qualidade de nossas atrações já comprovadas pelo grande número de prêmios na área do turismo que recebemos este ano”, afirmou a Secretária de Estado do Turismo de Portugal.
“Fátima” conta a história de Madalena, uma jovem que perdeu a fé depois da morte da Mãe, e de Tomás, um rapaz confiante, fã de tecnologia e criador de histórias. Juntos vão conhecer um jovem anjo inexperiente e viver uma aventura inédita, na qual conhecem os três pastorinhos, o Papa Francisco e Nossa Senhora de Fátima. Nesta aventura, descobrem os mistérios na procura da fé e os valores da amizade, respeito e tolerância.
O filme está sendo desenvolvido numa coprodução entre a Imaginew, produtora executiva do filme, com a produtora polaca Platige Image, já nomeada para um Óscar da Academia e com cerca de 200 prêmios ganhos em vários festivais internacionais de cinema, como o SIGGRAPH Festival e o British Academy of film and Television Arts (BAFTA).
O treinador José Mourinho, a atriz Dalila Carmo e outras personalidades portuguesas e internacionais vão participar como voz-off. O filme, vai ser exibido em todo o mundo, com estreia marcada para o fim de Centenário como tributo aos 100 anos das Aparições de Fátima, além do tricentenário de Nossa Senhora Aparecida no Brasil.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: