Semana da Europa 2015, em 10 capitais brasileiras, conta com participação portuguesa

Da Redação

Concebida para exaltar a unidade do continente europeu – comemorada em 9 de maio, data que marca o Dia da Europa – e ao mesmo tempo destacar a diversidade de seus países-membros, a Semana da Europa expande suas atividades e oferece ampla programação em várias cidades do Brasil.
Promovido pela Delegação da União Europeia no Brasil e EUNIC Brasil (Associação dos Institutos Culturais Oficiais e das Embaixadas dos Países da UE), o evento chega a sua 11ª com o tema “Desenvolvimento e cidadania” e passará por Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Vitória, Manaus, Florianópolis, Natal, Aracaju e Belém, entre os dias 3 de maio e 30 de junho.
Esta iniciativa é realizada pela Delegação da União Europeia no Brasil e EUNIC Brasil – Associação dos Institutos Culturais Oficiais e das Embaixadas dos Países da UE: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e do Instituto Goethe, Cultura Inglesa, Instituto Cervantes, Aliança Francesa, Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.
A Semana da Europa é uma iniciativa agregadora que pretende mostrar a enorme riqueza e vivacidade da cultura europeia e, simultaneamente, construir uma importante plataforma de diálogo e parceria com a sociedade brasileira.

CINEMA
Neste ano, o Festival de Cinema Europeu contará com filmes de temática associada à semana, sendo muitos deles inéditos. A participação portuguesa, nesta vertente, será marcada pela exibição do premiado longa-metragem Tabu, do realizador português Miguel Gomes (2012). Tabu, que invoca, em homenagem cinéfila, a obra homónima Tabu de F. W. Murnau (1931) e também a Sunrise de 1927 é uma Co-produção portuguesa, alemã, brasileira e francesa, estreou mundialmente na 62ª Berlinale (Festival Internacional de Cinema de Berlim), onde foi contemplado com o prémio Alfred Bauer (Alfred-Bauer-Preis), destinado a obras inovadoras, e com o prémio FIPRESCI da crítica internacional para o melhor filme em competição. O longa metragem será exibido em Aracajú, Belém, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Manaus, Natal, Rio de Janeiro e Vitória.
A Cerimônia de abertura, que ocorrerá no dia 12 de maio, no cine Brasília contará, ainda, com a participação especial de uma DJ portuguesa Joana Hasse. Figura conhecida internacionalmente é habitualmente requisitada por grandes marcas do mundo fashion, como Huis Clos, Reinaldo Lourenço, Louis Vuitton e Carlos Miele, Hasse já realizou trabalhos para marcas como Dolce & Gabanna e Daslu e é convidada constantemente para participar de eventos da Vogue e SP Fashion Week. O evento/festa de abertura terá início após a exibição do filme italiano “O Sol Dentro”, marcada para às 19h. A entrada é franca.

CONCERTO
O tradicional Concerto Europeu marcará a abertura oficial do evento em Brasília, no dia 5 de maio e irá contar com músicos de diversos países como Maximino Zumalave; regente espanhol, Nelly Decamp; violonista francês, Vedrana Simic; soprano croata e com Emanuel Salvador; importante violinista português que participará no Concerto com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, regida pelo renomado Maestro Cláudio Cohen, com repertório que passeia pelas obras de Frederic Chopin, Mauro Giuliani, Allegro Maestoso e Max Bruch.
Ainda na capital do país, a Semana da Europa promoverá, pela primeira vez, o Festival de Jazz Europeu, em 9 de maio, no Clube do Choro, com cinco apresentações de bandas e solistas vindos de vários países europeus.

EXPOSIÇÃO
No Rio de Janeiro haverá exposição de livros de arte europeia doados pela UE e os estados membros, na Biblioteca do Museu de Arte do Rio – MAR. O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua participa nesta iniciativa com importante oferta de livros. A capital paulista, por sua vez, promoverá seminário econômico-comercial organizado pela Eurocâmaras, na FIESP.

BAZAR
O público brasiliense terá oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura dos países membros da UE. Quem passar pelo Bazar encontrará estandes de divulgação cultural e comidas típicas, além de apresentações de música, teatro e dança. Portugal estará representado, mais uma vez, por doces e os vinhos portugueses.
Serão quase dois meses de rica programação, que oferecerá ao público, além das atividades já citadas, corrida de rua, regata, performance de dança e exposição de pinturas. Todas, em sua maioria, com entrada franca.
Mais informações e a programação completa estão no site http://www.semanadaeuropa.org.br/home.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: