Quarta, 23 de Agosto de 2017 Mundo Lusiada no Facebook Mundo Lusiada no Twitter Mundo Lusiada no YouTube

São Paulo recebe lançamento do projeto “Cá entre nós: Brasil & Portugal” na capital

Por | 19 junho, 2017 as 10:44 am | Nenhum comentário

Da Redação

10 de Junho, data que se comemora o dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas. Data escolhida a dedo para o lançamento do projeto Cá entre nós: Brasil & Portugal em São Paulo. O evento aconteceu no restaurante Cama & Café, no centro histórico da cidade, próximo ao Pátio do Colégio e da Praça da Sé.

A casa estava lotada, muitos escritores, leitores, amigos e familiares celebraram a literatura, a língua portuguesa e a nossa história. Foram todos recebidos com carinho pelo empresário Luiz Antônio Pereira Santos e sua esposa Cleide. O Cama & Café funciona num casarão do século 19, tombado em 1984 como patrimônio histórico. Todo o madeiramento original foi recuperado, tanto as portas feitas de Pinho de Riga, como o belo piso de Ipê e Peroba Rosa.

Foram lançados os livros Poesias Contemporâneas de Cá e Lá, Vamos falar do Brasil? e Vamos falar de Portugal II?, sendo apresentado um pequeno sarau. Após o lançamento foi servido um apetitoso almoço, o prato escolhido foi suflê de bacalhau.

“É uma grande honra e alegria participar das antologias da Editora Matarazzo e este projeto literário foi e está sendo fantástico, mágico, uma experiência ímpar. A riqueza musical, literária e histórica que há na cultura lusitana ficou divina nessa junção Brasil & Portugal. Espero que esse seja o primeiro de vários projetos entre esses dois países belíssimos!”, explicou a pedagoga paulistana e poetisa Solange Colombara.

Já a escritora Marly de Souza ressaltou: “Sem sombras de dúvidas foi um momento marcante. Muitos escritores envolvidos, nossos convidados, ambiente aconchegante, nossas obras divulgadas, isso não tem preço. Sem contar que a data do lançamento dessas antologias foi muito bem escolhida: dia de Camões e de Portugal. E falar de Brasil e Portugal, mesmo que em versos, reportou-me às origens. Sou imensamente grata por ter participado de um projeto como este, que transcendeu os mares”.

O cirurgião-dentista e escritor Marcelo Kassab homenageia em seu artigo para o livro Vamos falar de Portugal II? o seu avô Abel, que neste ano completou 100 anos. “Escrever para esta antologia foi antes de mais nada, encontrar minhas origens. Não só por passear pelas vilas, freguesias, concelhos e distritos ou relatar suas belezas mas por ser uma grande volta ao passado. Pude contar parte da história de meu avô centenário e lúcido, Abel Mendes, enquanto vivera em Portugal (1917 a 1961), antes de adotar o Brasil como pátria. Em ‘Abel de Cambra’, foi possível voltar ao bucólico Vale de Cambra (Aveiro) do século passado com seus costumes da época, assim como em Carvalhos (Vila Nova de Gaia). Foi fascinante poder contextualizar fatos históricos, artísticos e o momento sócio-político que Portugal atravessava enquanto o menino de Cambra crescia e ingressava na Guarda Nacional Republicana Portuguesa, culminando com sua vinda para o Brasil”, contou Kassab que estava na companhia do avô e outros familiares no evento.

“Para mim, como escritora, foi uma experiência muito marcante e uma oportunidade única poder participar do projeto Cá entre nós: Brasil & Portugal. Sempre tive o desejo de levar a minha obra além-mar, para mostrá-la a nossos irmãos lusitanos; e este é um projeto muito bem elaborado pela Editora Matarazzo, onde nós autores brasileiros e portugueses tivemos a oportunidade de expor nossos trabalhos lado a lado, em uma mesma obra, uma chance inestimável para todos, autores e leitores, de cá e de lá”, expõe a poetisa Karina P. Issamoto, que veio junto com o marido da cidade de Taubaté especialmente para o lançamento.

Lançamento em Portugal
Os livros serão lançados agora na cidade do Porto em 6 de julho, no Espaço T, Sala Unesco, à Rua de Vilar, 54, com apresentação da socióloga Rosilda Portas. Em Lisboa será dia 13 de Julho, no Salão Nobre da Biblioteca Municipal de São Lázaro, à Rua do Saco, 1.

O Mundo Lusíada é um dos parceiros deste projeto, na divulgação e busca por autores interessados em participar da empreitada cultural luso-brasileira. Além do Mundo Lusíada e do programa de rádio Os Imigrantes da Rádio Trianon 740 AM de São Paulo, do lado brasileiro, outro parceiro da iniciativa é a Associação Sociocultural Código Simbólico (de Portugal).

Mais informações sobre adesões podem ser obtidas nos e-mails: livros@editoramatarazzo.com, e thmatarazzo@gmail.com. Com o projeto “Cá entre nós: Brasil e Portugal”, a Editora Matarazzo pretende seguir com o seu lema: “Cultivar a Cultura Através de Livros”.



+ Acessadas



 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
 
© 2011 Jornal Mundo Lusíada - RVR PROMOÇÕES E PUBLICIDADE LTDA. Todos os direitos reservados.
Assine - Fale Conosco - Publicidade