Sexta, 30 de Setembro de 2016 Mundo Lusiada no Facebook Mundo Lusiada no Twitter Mundo Lusiada no YouTube

“Sangue do Meu Sangue” era candidato escolhido por Portugal ao Óscar 2013

Por | 25 fevereiro, 2013 as 10:08 am | Nenhum comentário

Mundo Lusíada
Com Lusa

 

Filme_SangueMeuSangueO filme ‘Sangue do Meu Sangue’, do cineasta João Canijo, era o candidato de Portugal a uma nomeação para os Óscares de 2013, segundo a Academia Portuguesa de Cinema. O longa foi a escolha de Portugal para se candidatar a uma nomeação para o Óscar de melhor filme estrangeiro. Mas o filme português não entrou nas indicações a nomeação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. O Brasil, que indicou o filme “Palhaço” de Selton Melo, também não entrou nas indicações do Oscar deste ano.

Este ano a escolha foi feita por um júri da Academia Portuguesa de Cinema, tendo em conta todas as longas-metragens portuguesas estreadas em sala comercial desde outubro do ano passado.

O júri que escolheu Sangue do meu sangue integrou o produtor Paulo Trancoso (presidente da Academia Portuguesa de Cinema), a atriz Suzana Borges, o ator Virgílio Castelo, o realizador José Carlos Oliveira, o produtor Luís Galvão Teles e o crítico de cinema Lauro António.

Sangue do meu sangue foi filme português mais visto nas salas de cinema nacionais em 2011, com 20.953 espectadores, segundo dados do Instituto do Cinema e Audiovisual, e soma vários prémios internacionais.

Entre eles contam-se o Grande Prêmio do Júri em Miami (EUA), o Prémio da Crítica Internacional em San Sebastian e o Prêmio do Público no “D’A” – Festival Internacional de Cinema D’Autor de Barcelona, ambos em Espanha.

Por conta deste filme, a obra cinematográfica de João Canijo esteve em destaque no estrangeiro, incluindo uma retrospectiva integral no Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires, na Argentina.

Produzido por Pedro Borges, o filme conta no elenco com Rita Blanco, Anabela Moreira, Cleia Almeida, Rafael Morais, Marcello Urgeghe, Nuno Lopes, Beatriz Batarda, entre outros.

Para o filme, João Canijo fez um trabalho de atores muitas semanas antes da rodagem, de construção das personagens e que ficou registado no documentário Trabalho de Atriz, Trabalho de Ator.

Na altura desse processo, João Canijo explicou à Lusa que o ponto de partida de Sangue do meu sangue seria “o amor incondicional numa família, o verdadeiro amor que não precisa de justificações”. Em Sangue do meu sangue, João Canijo entrou num bairro social em Lisboa para filmar o ambiente de uma “família tipicamente suburbana”, com Márcia (Rita Blanco), cozinheira e mãe solteira de dois filhos.

“A vida é uma luta constante pela sobrevivência e quando há uma pausa nessa luta a existência torna-se quase insustentável. Nas classes com rendimentos mais baixos, não há tempo para elaborar reflexões sobre a existência e os sentimentos e as reações aos acontecimentos emocionais são mais imediatos, mais primários”, defendeu.

João Canijo, 54 anos, é autor de filmes que têm sempre uma marca da realidade social portuguesa, como Ganhar a Vida, Mal Nascida, Noite Escura e o documentário Fantasia Lusitana.

Oscar 2013

Na noite de 24 de fevereiro, o Oscar de melhor filme estrangeiro ficou para o austríaco Michael Haneke, com o filme “Amor”.

“Argo”, de Ben Affleck, realizado a partir de uma história verídica do resgate de seis norte-americanos no Irã, em 1980, venceu o Óscar de melhor filme nesta 85ª edição dos prêmios de cinema da Academia de Hollywood. Na categoria de melhor filme, o longa de Ben Affleck levou a melhor sobre outros oito nomeados: Amor”, de Michael Haneke, “Lincoln”, “Django Libertado”, de Quentin Tarantino, “A vida de Pi”, “Os Miseráveis”, “00:30 Hora Negra”, de Kathryn Bigelow, “Guia para um final feliz” e “Bestas do sul selvagem”, de Benh Zeitlin.

Day-Lewis venceu Óscar de melhor ator principal pelo desempenho no filme “Lincoln”, enquanto Jennifer Lawrenceu vence Óscar de melhor atriz pelo papel na comédia dramática “Guia Para Um Final Feliz”. E Ang Lee ganhou Óscar de melhor diretor com “A vida de Pi”, um dos filmes mais premiados da noite.



+ Acessadas



 

Deixe uma resposta

 

 
© 2011 Jornal Mundo Lusíada - RVR PROMOÇÕES E PUBLICIDADE LTDA. Todos os direitos reservados.
Assine - Fale Conosco - Publicidade