Rota turística de inspiração religiosa une Ourém, em Portugal, e Minas Gerais

Brasil e Portugal querem a criação de rota turística religiosa integrando Fátima-Ourém e o Caminho Religioso da Estrada Real.

 

Da Redação
Com Lusa

PeregrinacaoNSenhora_SantuarioFatimaA criação de uma rota turística religiosa em conjunto com Minas Gerais é uma aposta da Câmara de Ourém, que anunciou em 01 de julho a celebração de um acordo com o estado brasileiro.

No âmbito do terceiro Encontro Ourém-Minas Gerais, no Centro de Negócios de Ourém, no distrito de Santarém, a Câmara Municipal, a Secretaria de Estado do Turismo de Minas Gerais e o Centro Nacional de Cultura “assinaram um acordo de cooperação para criar uma rota turística de inspiração religiosa”, informou a autarquia em comunicado.

Centrada em Fátima, no concelho de Ourém, a futura rota turística de inspiração religiosa deverá designar-se Caminho Religioso da Estrada Real (CRER), unindo diversos destinos no estado de Minas Gerais e no de São Paulo, no Brasil.

“O CRER terá vários elementos promocionais”, incluindo “um passaporte a carimbar em cada uma das etapas”, com destaque para Fátima, o santuário de Nossa Senhora da Piedade (Minas Gerais) e o santuário de Nossa Senhora da Aparecida (São Paulo), e abrangerá um município português, 33 de Minas Gerais e seis de São Paulo.

No terceiro Encontro Ourém-Minas Gerais, participam uma delegação de 50 dirigentes políticos e empresários brasileiros, liderada pelo deputado federal Durval Ângelo, e vários empresários portugueses.

Os secretários de Estado do Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Rogério Bellini, e do Turismo, Ricardo Faria, foram outros dos presentes, além de dirigentes da Federação das Indústrias de Minas Gerais, da Companhia Energética de Minas Gerais, da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais e da Câmara Portuguesa do estado.

No primeiro dia dos trabalhos, o presidente da Câmara Municipal de Ourém, Paulo Fonseca, “desafiou os empresários mineiros a fazerem de Ourém a sua plataforma de apoio na Europa”, adianta a nota.

Ourém partilha com Minas Gerais “a existência de um santuário mariano (Fátima e Senhora da Piedade, respectivamente) e uma relação institucional, empresarial e cultural que tem sido reforçada nos últimos anos”.

O 3º Encontro Ourém – Minas Gerais é um evento de convergência de vontades em torno das ligações institucionais, religiosas, culturais e históricas existentes entre Fátima/Ourém, Portugal e Minas Gerais, Brasil, com a ambição de se traduzir na concretização de oportunidades de negócio.

Portugal é o terceiro maior emissor de turistas para Minas Gerais e um dos mercados prioritários em atração de turistas internacionais. Dados do Anuário Estatístico do Ministério do Turismo registram que Portugal é o 10º maior emissor global de turistas ao Brasil e 5º maior da Europa. Somente em 2015, mais de 162 mil portugueses visitaram o País. Atualmente, existem 74 frequências semanais diretas, ligando os dois países.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: