Queima das Fitas de Coimbra revive tradições estudantis da universidade mais antiga de Portugal

Da Redação

Os universitários de Coimbra, em Portugal, já estão na semana mais esperada do ano, quando é realizada a Queima das Fitas. Conhecida como a “festa dos estudantes” é a ocasião em que cada um veste as cores da faculdade e celebra o fim do ano letivo com muita euforia, marcando uma etapa gloriosa da vida estudantil. Os turistas também podem desfrutar do clima de alegria, das divertidas tradições e das atividades especiais, que incluem shows, festas e saraus.

A tradição teve início em Coimbra, onde acontece a maior semana acadêmica do país e, com o tempo, tornou-se um espetáculo de cor e alegria. Lá, as comemorações só começam depois da Serenata Monumental, quando toda a Academia veste trajes negros e se mantêm em silêncio para ouvir o show das guitarras e do fado em frente à escadaria da Sé Velha.

Este ano, a Queima das Fitas de Coimbra é realizada entre dia 5, e 12 de maio com shows de James Arthur, Kaiser Chiefs e DJ Nicky Romero, entre outros.

Um dos principais eventos é o cortejo acadêmico, em que os estudantes festejam nas ruas com muita cerveja e vinho. Enquanto alunos mais velhos ficam em cima dos cerca de 100 carros alegóricos que saem da Universidade de Coimbra, estudantes e visitantes os seguem pelas ruas junto aos formandos, que aproveitam sua última festa da vida estudantil e seu adeus à cidade.

A Ceia dos Boêmios, por sua vez, é uma reunião informal em que os “boêmios” transmitem aos novatos seus ensinamentos e experiências acadêmicas em um ambiente de pura irreverência. O Sarau Acadêmico é uma grande apresentação com o trabalho cultural, musical e teatral desenvolvido pelos estudantes da Associação Acadêmica de Coimbra. Já o Baile de Gala das Faculdades é uma magnífica festa, com todo o esplendor que o nome sugere.

Outro momento importante é aquele que deu nome à festa: a queima das fitas, que os estudantes têm atadas às pastas de livros e cadernos. Aqueles que vão ingressar em seu último ano deixam que as fitas, que levam a cor do curso, tenham suas pontas chamuscadas, recebendo então fitas maiores e mais largas, em um ato que simboliza a proximidade do fim do curso. Os formandos, por sua vez, assinam cada uma de suas fitas para seus amigos, família e professores. Alguns deles vão mais longe e também rasgam os trajes típicos e os amarram pela cidade, em postes, janelas e afins.

Centro de Portugal – A mais charmosa região portuguesa é cheia de destinos populares: Aveiro, Coimbra, Viseu, Nazaré, Óbidos, Tomar, Fátima e tantos outros. Suas belezas se estendem por todo o território – ocupado por 2,3 milhões de habitantes que têm o dom de bem receber. O Centro de Portugal possui inúmeros patrimônios da UNESCO, um litoral que é um paraíso do surfe, aldeias históricas, gastronomia riquíssima, vinhos inesquecíveis, natureza exuberante e muita cultura, que se somam a incontáveis motivos para uma visita. A principal cidade, Coimbra, está a apenas 200 quilômetros de Lisboa e a 135 quilômetros do Porto.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: