Quatro Quintas Choperia comemora um ano de sucesso com casa cheia e fados

Por Odair Sene
Mundo Lusíada

Marly Gonçalves cantou acompanhada do Ricardo Araújo na guitarra portuguesa, Renato Araújo no violão, Saulo Rodrigues no contrabaixo, e Lucas Oliveira no carron. Fotos: Mundo Lusíada

 

Na noite de 29 de setembro, a Quatro Quintas Choperia comemorou seu primeiro aniversário com uma típica Noite de Fados, mais uma vez com a casa cheia.
“A Baixada Santista está cheia de português, mas minha casa está cheia e não é de português. Tem bastante santista, uma turma que gosta das tradições portuguesas” comenta o proprietário Alberto Quintas, sobre sua choperia que, apesar de nova, conta sempre com um bom público. “Eu investi em propaganda, meus amigos vieram prestigiar, tem clientela santista, vem gente de São Paulo. A casa fica cheia desde o dia em que abri” conta.
Em homenagem à família, Alberto, a esposa e dois filhos, nasceu a Quatro Quintas. “Isso já vem do sítio Quatro Quintas, a firma quando comecei é Quintas Comercial Agrícola, e temos o mercado Quintas Fruit” diz o empresário português que ainda é um pequeno produtor de uva.
Natural de Arouca, Alberto Quintas está a 35 anos no Brasil. Chegou em São Paulo com 15 anos de idade, e oito meses depois estava na sua cidade atual, Santos. Hoje, como muitos emigrantes portugueses que fizeram sua vida no Brasil, tem duas pátrias: Brasil e Portugal. “Hoje meus filhos que são brasileiros estudam em Coimbra, eles voltaram para minhas raízes. A filha está lá há dois anos, e o filho há três. Este não volta mais, vai continuar a morar por lá”.
De acordo com Alberto Quintas, a ideia de abrir a casa era oferecer um serviço diferenciado em Santos. “Não tem uma casa portuguesa que toque música portuguesa em Santos. Eu que gosto tinha que ir para São Paulo. Esta é uma idéia que eu tinha de colocar uma casa diferenciada em Santos. Ela lembra bastante uma Taberna” diz.

Animação e bom público

Simone e Alberto Quintas- nome da casa é homenagem à família.

Apesar da variedade de carnes e pratos, o mais vendido da Quatro Quintas é mesmo o bacalhau. Com uma clientela diferenciada, um público de “meia idade”, o estabelecimento funciona de segunda a sexta, e conta com uma programação animada até as 2 horas da manhã nos finais de semana.
De quinta a sábado, a casa traz MPB com voz e violão. Na segunda terça do mês, é a vez da música portuguesa com a banda Filhos da Tradição. E na última quinta do mês, os clientes enchem a casa para a Noite de Fados com Marly Gonçalves e guitarristas.
Para a fadista, esta representa uma casa que acreditou no fado, através da Simone e Alberto Quintas. “Aqui a batalha é grande, alguns não confiam que haja público para isso. O Alberto levantou a bandeira, e hoje estamos fazendo o sétimo mês com a Noite de Fados, com a casa reservada para o mês que vem” disse Marly Gonçalves, elogiando o público português e brasileiro no espaço. “Eu tenho um carinho enorme por todos. É tanto carinho que não sabemos como agradecer. A única forma de saber agradecer é cantando, assim abraço todos” afirma a brasileira, filha de portugueses de Lousã, Coimbra.
O grupo que se apresentou nesta noite de aniversário contou ainda com Ricardo Araújo na guitarra portuguesa, Renato Araújo no violão, Saulo Rodrigues no contrabaixo, e Lucas Oliveira no carron.

2 Comments

  1. Ótima choperia, gosto e faço propaganda até em Portugal, hoje mesmo dia 27 de outubro de 2011, estarei laí levando comigo mais duas amigas, para mais uma vez prestigiar a casa, a fadista, santista, e muito querida, Marly Gonçalves, além o requintado ambiente bem típico portugues. Vale a pena.

  2. Esta ultima quinta feira do mes vai ter fados?
    Adoro !!
    Se tiver, quero saber como fazer reserva, não dão nem enderêço nem telefone…
    Fico aguardando resposta por mail.
    Obrigada!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: