Terça, 26 de Setembro de 2017 Mundo Lusiada no Facebook Mundo Lusiada no Twitter Mundo Lusiada no YouTube

Projeto cultural “Cartas Para Inês de Castro” é lançado em Santos

Por | 16 outubro, 2013 as 3:57 pm | Nenhum comentário

Da Redação

FundacaoInesCastro_logoAcontece em Santos o lançamento do projeto cultural Cartas Para Inês de Castro, no próximo 18 de outubro, no Museu do Café de Santos, a partir das 15 horas. O projeto cultural da Organização Neo Humanitarismo Universalista, ONH-U, almeja compartilhar com a juventude brasileira a história da poetisa portuguesa Inês de Castro.

O programa de Incentivo à leitura “Nas Ondas da Leitura”, da organização, apresenta este Concurso sem fins lucrativos, destinado à participação de jovens de 15 a 29 anos, incentivando o pensamento criativo, a difusão da pesquisa entre as novas gerações do século XXI e fomentar a produção de texto através da reflexão sobre a história de amor de Pedro I e Inês de Castro.

As Cartas deverão ser inéditas, criativas e de acordo com o vocabulário da língua portuguesa. O texto deverá ter no mínimo 30 e no máximo 45 linhas, digitadas ou digitalizadas. As Cartas poderão ser enviadas por e-mail para: [email protected]. acompanhadas de Nome Completo; Idade; Endereço; Telefone; Cidade/UF; Escola. Para participar é preciso enviar até 30 de maio de 2014.

A seleção das melhores Cartas obedecerá os critérios de criatividade, originalidade, internacionalidade e uso correto da língua portuguesa. As 10 melhores Cartas serão enviadas para o acervo da Fundação Inês de Castro, Quinta das Lágrimas, em Coimbra, Portugal.

A divulgação dos resultados acontece em Julho de 2014, e premiação terá Certificados de Honra ao Mérito para as 10 melhores cartas; e Coleções de Livros e Medalhas para as 3 melhores cartas.

Programação
A escritora Samanta Holtz, Madrinha Oficial do Concurso Cultural “Cartas Para Inês de Castro”, nasceu no Dia Mundial do Livro. Ela aprendeu a ler sozinha aos cinco anos, aos nove, ganhou um prêmio municipal de redação em sua cidade, Porto Feliz, interior de São Paulo.

Além dela, participam também no evento Teresa Teixeira, com um depoimento em poesia de imagens “Amor por Portugal”; Jam Pawlak, com o monólogo “A Última Noite de Inês de Castro”; “Sol em Cantigas de Amor”, pocket show com Sol Martines & Luís Arcas; Amorim, “A Paleta e o Amor”, workshop de Fotografia, Pintura e Poesia; Oficina de Cartas de Amor: o público é convidado a escrever uma carta contando a sua história de amor para Inês de Castro.

Inês de Castro, nasceu em 1320 ou 1325 na Galiza, era filha ilegítima do nobre galego Pedro Fernandes de Castro, o da Guerra, e de uma dama portuguesa, Aldonça Suárez de Valadares, e irmã de D. Fernando e de D. Álvaro Pires de Castro. Por parte de seu pai era bisneta ilegítima de D. Sancho de Castela, pai de D. Beatriz de Castela que era mãe de D. Pedro, futuro Rei de Portugal. Era, portanto, prima em 3º grau de D. Pedro.

Da vida de Inês de Castro pouco se sabe, a sua trágica morte e o amor sem limites de D.Pedro e a forma como este quis perpetuar esses amores, alimentou desde cedo a poesia e a narrativa histórica, não deixando morrer o mito Inês de Castro.

O evento tem apoio do Museu do Café de Santos, da Prefeitura de Santos – Secretaria Municipal de Cultura, do Consulado Honorário de Portugal em Santos, entre outros.



+ Acessadas



 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
 
© 2011 Jornal Mundo Lusíada - RVR PROMOÇÕES E PUBLICIDADE LTDA. Todos os direitos reservados.
Assine - Fale Conosco - Publicidade