Professor apresenta doutorado sobre história da Casa de Portugal na imigração

Profª Roseli Boschilia (UFPR); Antonio dos Ramos; o candidato; a orientadora PMaria Izilda Santos de Matos (PUC-SP); Profª Lúcia Maria Machado Bogus (PUC-SP); Profª Yvone Dias Avelino (PUC-SP); Profª Camila Collpy Gonzalez Fernandez (IFSP \ esposa do candidato).
Profª Roseli Boschilia (UFPR); Antonio dos Ramos; o candidato; a orientadora PMaria Izilda Santos de Matos (PUC-SP); Profª Lúcia Maria Machado Bogus (PUC-SP); Profª Yvone Dias Avelino (PUC-SP); Profª Camila Collpy Gonzalez Fernandez (IFSP \ esposa do candidato).

Por Vanessa Sene

Na tarde de 18 de março, Leandro Rodrigues Gonzalez Fernandez apresentou a defesa da tese intitulada “Imigração Portuguesa e Hospitalidade: Casa de Portugal de São Paulo e seus eventos (1980-2010)” na PUC-SP.

O autor, além de professor universitário atua como diretor de Intercâmbio com Países Lusófonos na Casa de Portugal. Prestigiando o momento, o presidente da Casa de Portugal, Antonio dos Ramos, marcou presença proferindo algumas palavras no encerramento sobre a atuação da entidade.

O trabalho aborda como a imigração portuguesa para o Brasil foi recebida, de um lado, por parte do poder público, hospedando imigrantes na Hospedaria dos Imigrantes na cidade de São Paulo antes de serem enviados para as fazendas de café no interior do Estado, e também o privilégio dado aos portugueses por meio da legislação imigrantista se comparado a imigrantes de outras nacionalidades. Por outro lado, por parte das redes de imigração, parentes e amigos que chegavam e enviavam cartas de chamada trazendo mais pessoas de Portugal.

Abordando ainda como os portugueses do Brasil se reuniam em associações, o estudo se concentra na história do surgimento da Casa de Portugal em São Paulo, como os eventos realizados na associação sofreram a influência das diretrizes políticas culturais de Portugal, além de descrever por meio de texto, imagens, documentos e depoimentos como a memória e as identidades portuguesas são retratadas nesses eventos.

Nesse sentido são explorados todos os eventos ocorridos na associação: as datas comemorativas (10 de junho; os 500 anos do descobrimento do Brasil no ano de 2000; homenagens e honrarias concedidas pela Casa; as festa de culto a terra como as vindimas, magustos, festas das cerejas e defolhada do milho; as comidas e bebidas servidas nos eventos da Casa e no Almoço das Quintas; as programações durante os eventos de aniversário da Casa e ceias de Natal, com especial atenção para o fado).

“A análise da programação cultural reconstrói a trajetória política cultural da associação e de Portugal, bem como a memória é resgatada e reconstruída no contexto luso-brasileiro. O diferencial da pesquisa está na historicização da hospitalidade dentro do processo e/imigratório contextualizando as saídas de Portugal e as entradas no estado de São Paulo, o receber à portuguesa, os sabores, gosto e tradições rememorados na prática da comensalidade e o entretenimento musical” explica o autor.

A análise das fontes e entrevistas realizadas com os diretores e pessoas muito próximas à associação apontam para uma dualidade própria da identidade portuguesa entre tradição e modernidade. Um desses entrevistados foi o fundador do jornal Mundo Lusíada, Odair Sene, reforçando a análise do autor.

Numa das entrevistas, Leandro reforça como as homenagens da Casa de Portugal servem como estratégia para trazer pessoas formadoras de opinião, capazes de alavancar a propaganda boca-a-boca sobre Portugal como destino turístico.

Segundo falou ao Mundo Lusíada, Leandro pretende lançar o estudo em livro, mas agora será necessário tempo para apresentação às editoras, verificar a aceitação e dimensionar custos. “Não tenho prazo definido. Se depender exclusivamente de minha vontade, gostaria de adiantar o máximo para que saia ainda este ano”.

1 Comment

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: