Pesquisadora da Universidade de Coimbra integra lista de jovens de sucesso da Forbes

Da Redação

Coimbra“É uma grande honra estar nesta lista que integra fantásticos jovens talento que trabalham intensamente para tornar os seus sonhos realidade”, é assim que a investigadora Maria Nunes Pereira encara o fato de ser uma das figuras portuguesas a integrar a lista “30 under 30″ da revista norte-americana Forbes.

As 20 listas divulgadas pela publicação destacam histórias de sucesso de jovens com menos de 30 anos em várias áreas. O jogador Cristiano Ronaldo e o artista Vhils (Alexandre Farto) são os outros dois portugueses que integram a lista “30 under 30″ da Forbes, nas categorias “Desporto” e “Arte e Estilo”, respectivamente.

Licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, a investigadora portuguesa surge na lista de “Cuidados de Saúde” (“Healhtcare“) por ter contribuído, nos Estados Unidos, para o desenvolvimento de um novo adesivo que funciona como uma cola e que permite reparar mais facilmente defeitos cardiovasculares que afetam seis bebês em cada mil nascimentos.

Para Maria Pereira, “o objetivo agora é tornar esta tecnologia numa plataforma versátil para ser usada em cirurgia, com foco principal em procedimentos minimamente invasivos”. Até ao momento o uso do adesivo foi avaliado em cirurgia cardíaca, para “reparar buraquinhos no coração”, mas pretende-se estender o seu uso a outros orgãos e procedimentos, adianta a pesquisadora.

Atualmente a trabalhar na start-up Gecko Biomedical, em Paris, Maria Pereira recorda com saudade a passagem pela Universidade de Coimbra, “foram bons anos, onde comecei a traçar o meu percurso e objetivos profissionais”. Para a investigadora o curso em Ciências Farmacêuticas deu-lhe um “bom background em diversas áreas, essencial para a inovação e comunicação com os diferentes colaboradores”. De Coimbra destaca ainda o espírito de entreajuda único entre os estudantes, “importante a nível acadêmico, mas também a nível profissional”.

Maria Pereira foi também a primeira portuguesa a integrar a lista de inovadores com menos de 35 anos da revista norte-americana MIT Technology Review, do Massachusetts Institute of Technology, em agosto de 2014.

Dentro da lista, Vhils é o único português a ser destacado na categoria artista. O português criou murais em mais de 50 cidades de todo o mundo, na exposição “Dissecação”, do ano passado no Museu da Eletricidade em Lisboa, trouxe mais de 65 mil visitantes em três meses. Vhils ainda foi convidado pela banda U2 para realizar um videoclipe do álbum Songs of Innocence. Também em destaque na lista da Forbes, Cristiano Ronaldo é o atleta mais bem pago do grupo, com ganhos de 80 milhões de dólares, segundo a publicação.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: