Pela primeira vez no Brasil, texto de Camões é apresentado em teatro em Santos

LUSIADASEMVIAGEM_Fonseca

Da Redação

O projeto português do ator António Fonseca, “Os Lusíadas em Viagem”, vai integrar a programação do próximo MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos, que decorrerá de 4 a 13 de Setembro.

“Os Lusíadas em Viagem”, produzido pela Sul – Associação Cultural e Artística, surge na continuação e desenvolvimento do projeto do ator que, em 2008, decidiu decorar integralmente o texto de Camões, e, em 2012, estreou, na Capital Europeia da Cultura, em Guimarães, o espetáculo ‘Os Lusíadas’, dizendo o poema do primeiro ao último Canto.

Depois de várias apresentações em Portugal, o projeto faz agora a sua primeira itinerância internacional com uma residência que se estenderá ao longo de duas semanas no festival brasileiro.

A participação no MIRADA inclui a apresentação do espetáculo integral ‘Falação d’Os Lusíadas’ e a realização de uma oficina formativa e de criação que pretende aproximar o público brasileiro à obra de Camões e, também, preparar um coro que integrará o espetáculo, acompanhando António Fonseca em palco para dizer o Canto X.

No âmbito desta oficina, coordenada pelo ator António Fonseca e pelo dramaturgo Jorge Louraço, e já iniciada no dia 25 de Agosto, será, ainda, exibido o filme documentário “8816 versos” de Sofia Marques, que registrou a aventura do actor ao longo de mais de um ano até à estreia do projeto em Guimarães em 2012. A falação d’Os Lusíadas é normalmente apresentada num só dia, de manhã à noite, numa sala de teatro. Cada uma das dez partes em que se divide o poema de Camões dura 50 minutos, aproximadamente.

Os Lusíadas representa o apogeu de Portugal, de sua história e cultura. Montar o poema completo serve como meio de reforçar a identidade individual e coletiva portuguesa. A proposta redimensiona a ideia de encontro com o poético, sustenta a superação dos processos controlados, para oferecer ao espectador um mergulho em águas mais profundas. A experiência é realmente única, segundo a organização.

António Fonseca diz Os Lusíadas a solo durante nove Cantos, mas no último Canto tem tido a companhia de 50 a 100 pessoas da cidade onde se apresenta. Para o MIRADA, a falação foi adaptada ao espaço do Clube Português de Santos. Os dez Cantos serão falados nesse espaço, ao longo de três dias:
5 de Setembro: Cantos I, II, III e IV;
6 de Setembro: Cantos V, VI e VII;
7 de Setembro: Cantos VIII, IX e X.

FICHA TÉCNICA
Falação d’Os Lusíadas
POR ANTÓNIO FONSECA (PORTUGAL)

Concepção de interpretação: António Fonseca
Direção de Produção: Patrícia André & Sofia Marques
Interpretação Canto X: Coro de Santos
Espaço Cênico: Marta Carreiras
Ambientes Sonoros: Fernando Mota
Operação de Luz, Som e Vídeo: José Álvaro Correia
Direção Técnica e Desenho de Luz: José Álvaro Correia
Produção no Brasil: Stella Marini
Duração: Cantos com duração de 45 min divididos em três dias
Local: Centro Cultural Português de Santos

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: