Pari: Bairro de muitos portugueses é tema de obra que resgata crescimento da cidade

pari_profalmeidaamaral

Da Redação

O colunista do Mundo Lusíada, Prof. José de Almeida Amaral Júnior, acaba de publicar a obra “Pari – Pequeno Bairro, Grande História”, com prefácio do professor e jornalista Heródoto Barbeiro.

O novo trabalho de José de Almeida Amaral Júnior é um projeto que tem a preocupação de resgatar e preservar a história do crescimento da cidade de São Paulo, através de um de seus mais tradicionais bairros.

O livro foi realizado com cerca de um ano e meio de pesquisas documentais e entrevistas com pessoas da comunidade daquele distrito, um dos mais antigos da cidade. A obra foi publicada às vésperas do 436º aniversário do bairro.

Pari, historicamente, teve uma grande quantidade de portugueses tomando parte de sua população. A paróquia de Santo Antonio é uma prova disso. Dentro do distrito está o bairro do Canindé, onde encontra-se ainda a Associação Portuguesa de Desportos, a Lusa.

Por isso, conta o autor, “ganhei uma crônica do jornalista Antonio Quintal, das figuras mais respeitadas da crônica esportiva paulistana e extremamente ligado às coisas do clube rubro-verde”.

O livro pretende ainda homenagear a batalhadora população do distrito do Pari, relembrando um pouco da grande trajetória, recolhendo fatos documentados e abrindo espaço para memórias, relatando suas emoções e vivências pessoais neste pequeno espaço de aproximadamente 3 km² dentro do gigante universo paulistano. Além de ocupar a lacuna existente da bibliografia sobre a região.

A obra é uma produção independente e apesar de uma curta tiragem, em uma semana o autor já teve muitos interessados, incluindo aquisições para biblioteca de um dos colégios locais. “Uma aceitação que nos deixa contentes, porque o trabalho foi sério” diz.

José de Almeida Amaral Júnior é Professor universitário em Ciências Sociais; Economista, pós-graduado em Sociologia e mestre em Políticas de Educação; e escreve uma coluna semanal no Mundo Lusíada On Line desde 2007, há quase 10 anos.

Almeida Amaral Jr. é também autor do livro “Chorando na Garoa – Memórias Musicais de São Paulo”, que teve publicação especial pela Fundação Theatro Municipal de São Paulo (2013), e da obra “São Sebastião e a Vila Guilherme – Memórias Paulistanas da Zona Norte” (2002), uma co-autoria com a socióloga Benedita C. Carvalho Silva, sobre outro bairro “coalhado de portugueses”.

Quem desejar um exemplar, ao custo de R$ 30,00, pode entrar em contato através do e-mail [email protected] ou [email protected].

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: