Os fascinantes azulejos e cerâmicas de Portugal

Da Redação

O Centro de Portugal é famoso por sua diversidade artística. Das pinturas tradicionais espalhadas pelas áreas urbanas como Covilhã aos incríveis e coloridos azulejos que vestem seus monumentos imponentes, a região possui atrações que chamam a atenção dos apreciadores da arte. Conheça as principais construções portuguesas que fazem parte da incrível Rota da Cerâmica.

1 – Estação Ferroviária de Aveiro

Famosa por suas rias e passeios de moliceiro, Aveiro também guarda um tesouro da cerâmica portuguesa: sua estação ferroviária. Repleta de azulejos azuis e brancos, a construção impressiona por conter a coleção mais significativa de azulejos na cidade. Em suas paredes, se formam diversos desenhos que retratam paisagens regionais.

2 – Azulejos de Ovar

Ovar é famosa por suas cores e sabores. Mas o que realmente impressiona é a quantidade de edifícios revestidos com belas peças de azulejos. A criatividade é sentida em toda parte: igrejas, castelos e prédios. É um verdadeiro marco para essa arte que ganhou força no século 15.

3 – Igreja de Válega

Repleta de cores e detalhes minimalistas, a Igreja de Válega é uma das obras mais impressionantes de Portugal. Tanto o seu exterior quanto o interior remontam à paixão de artistas que, pacientemente, fizeram uma das mais belas construções da região. Ao pôr do sol, a fachada se torna um verdadeiro espetáculo sob a luz natural. A freguesia de Válega situa-se a 6,5 km da cidade de Ovar e merece, sem dúvida, uma visita.

4 – Fábrica da Vista Alegre

Em Ílhavo, fica a renomada Fábrica da Vista Alegre. Com mais de cem anos de história, esta marca se consagrou como uma das porcelanas mais cobiçadas de Portugal. É possível fazer visitas guiadas para conhecer o processo de montagem dos produtos na íntegra, presenciando todo o carinho e cuidado investido na confecção de verdadeiras obras de arte.

5 – Fábrica de Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro

Bordallo Pinheiro foi um renomado artista português do século 19. Por meio de seu talento com a argila, criou obras que se tornaram referência artística em todo o mundo. A fábrica que leva seu nome está situada em Caldas da Rainha, onde é possível ver de perto peças decorativas repletas de cor e que demonstram a incrível criatividade de Bordallo.

A região portuguesa é cheia de destinos populares: Aveiro, Coimbra, Viseu, Nazaré, Óbidos, Tomar, Fátima e tantos outros. Suas belezas se estendem por todo o território – ocupado por 2,3 milhões de habitantes que têm o dom de bem receber. O Centro de Portugal possui inúmeros patrimônios da UNESCO, um litoral que é um paraíso do surfe, aldeias históricas, gastronomia riquíssima, vinhos inesquecíveis, natureza exuberante e muita cultura, que se somam a incontáveis motivos para uma visita. A principal cidade, Coimbra, está a apenas 200 quilômetros de Lisboa e a 135 quilômetros do Porto. Para mais informações, visite www.centerofportugal.com.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: