Orquestra Gulbenkian se apresenta em São Paulo e Rio em novembro

Da Redação

OrquestraFundacaoGulbenkianA convite da Sociedade de Cultura Artística, instituição privada sem fins lucrativos sediada em São Paulo, e da Dell’Arte Soluções Culturais Ltda, sediada no Rio de Janeiro, a Orquestra Gulbenkian parte para uma digressão no Brasil entre 4 e 11 de novembro de 2016.

Dirigida pelo maestro Lawrence Foster e tendo como solista o violoncelista brasileiro Antonio Meneses, a Orquestra Gulbenkian atua a 6 de Novembro no Parque Ibirapuera, apresentando dois andamentos do Concerto para Violoncelo e Orquestra de Édouard Lalo e a Sinfonia nº3 de Mendelssohn.

Nos dias 7 e 8 é a vez da icônica Sala São Paulo receber a Orquestra Gulbenkian e Antonio Meneses, em dois concertos onde serão interpretados, entre outros, a obra Deux Portraits Imaginaires, de Pedro Amaral, e o Concerto para Violoncelo e Orquestra nº1, de Dmitri Chostakovitch.

Em 9 de novembro a Orquestra segue viagem para norte, terminando a sua digressão com um concerto no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, interpretando a Sinfonia nº8 de Franz Schubert, o Concerto para Violoncelo e Orquestra de Édouard Lalo, e a Sinfonia nº8 de Antonín Dvořák.

Criada em 1971 pela Fundação Calouste Gulbenkian, de Lisboa, a orquestra desempenha um papel relevante na cena musical europeia. Além das principais obras dos períodos clássico e romântico, o conjunto apresenta regularmente peças de autores contemporâneos.

Lawrence Foster foi diretor musical da orquestra por mais de 10 anos e, como regente convidado, pode ser visto à frente da Orquestra Real do Concertgebouw Amsterdã e da Filarmônica de Monte Carlo.

Antonio Meneses é um dos mais conceituados violoncelistas do mundo. Presente nas temporadas de grandes orquestras como as filarmônicas de Berlim, Viena e Nova York, Meneses também faz parte do prestigiado Trio Beaux Arts. Desde 2007 é professor de violoncelo no Conservatório de Berna, na Suíça.

Programa São Paulo:

7 de novembro, segunda-feira, 21 horas (Série Branca)
PEDRO AMARAL Deux Portraits Imaginaires
LALO Concerto para violoncelo
DVORAK Sinfonia n. 8

8 de novembro, terça-feira, 21 horas (Série Azul)
SCHUBERT Sinfonia n. 8
SHOSTAKOVICH Concerto para violoncelo n. 1
MENDELSSOHN Sinfonia n. 3

Local: Sala São Paulo
Praça Júlio Prestes, 16, São Paulo

1 Comment

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: