Mostra “Português falado, cinema encarnado” apresenta filmes de Manoel de Oliveira em SP

Da Redação

ManoelOliveira_cineastaportuguesAté dia 05 de julho, no Cinema da Universidade de São Paulo (CINUSP) será apresenta uma mostra dedicada ao cinema português “Português Falado, Cinema Encarnado”, uma seleção de 21 títulos, com produções que datam do fim dos anos 80 até os dias de hoje. Com marcas como a teatralidade, o cuidado com o texto escrito e falado, o interesse no gesto e na figura, a poética cerimoniosa que vai da composição de quadro à montagem, Portugal vem produzindo filmes notáveis.

A intenção dos curadores foi escolher um conjunto de filmes que destacasse a sensibilidade para o que há de teatral e literário no cinema português. Do renomado cineasta João César Monteiro, será exibida a “trilogia de Deus”, conjunto de filmes em que o diretor interpreta o personagem João de Deus. De João Nicolau, o curioso “A espada e a rosa”, filme que teve uma passagem meteórica no Brasil durante a 34ª Mostra Internacional de São Paulo e deixou aqueles que assistiram à espera de uma chance de vê-lo novamente.

Durante esta mostra, acontece ainda uma homenagem ao realizador Manoel de Oliveira com a exibição de filmes que representam, de alguma forma, a extensa obra deixada pelo realizador como legado.

Ainda no âmbito desta homenagem, o pesquisador Pedro Maciel Guimarães e o crítico Sérgio Alpendre organizam um debate acerca da obra de Manuel de Oliveira, que se realizará após a sessão do filme “Non ou A vã glória de mandar”, prevista para o dia 17 de junho. Outro debate está agendado para o dia 25 de junho, após a exibição do filme A religiosa portuguesa, com os pesquisadores e críticos Pedro Faissol e Calac Nogueira.

Uma apresentação completa da mostra e a programação detalhada podem ser vistos em www.usp.br/cinusp e www.fb.com/cinusp. As sessões acontecem na Cidade Universitária (USP), de segunda a sexta-feira, às 16h e às 19h, e no Centro Universitário Maria Antônia (USP), às sextas-feiras, 20h e sábados e domingos, às 18h e 20h, sempre com entrada franca.

Esta mostra conta com o apoio da Embaixada de Portugal no Brasil e do Centro Cultural Português (CCP) – Brasília / Camões I.P.

SERVIÇO

Mostra “Português falado, cinema encarnado”
CINUSP Paulo Emílio
Sala Cidade Universitária (100 lugares)
Rua do Anfiteatro, 181 – Colmeia, Favo 04 Cidade Universitária
Entrada franca
fone: 11-3091-3540
Sala Maria Antônia (70 lugares)
Rua Maria Antônia, 294 Consolação
Entrada franca
fone: 11-3123-5200

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: