Joana Vasconcelos participa das celebrações dos 450 anos do Rio de Janeiro

A artista plástica portuguesa, Joana Vasconcelos posa para foto na apresentação do Pop Galo, no Paços do Concelho, em Lisboa, 16 de dezembro. Ela vai participar nas comemorações do 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, a decorrer durante o próximo ano, com uma obra de arte pública inédita, um galo de Barcelos com 7 metros de altura. TIAGO PETINGA/LUSA
A artista plástica portuguesa, Joana Vasconcelos posa para foto na apresentação do Pop Galo, no Paços do Concelho, em Lisboa, 16 de dezembro. Ela vai participar nas comemorações do 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, a decorrer durante o próximo ano, com uma obra de arte pública inédita, um galo de Barcelos com 7 metros de altura. TIAGO PETINGA/LUSA

Mundo Lusíada
Com agencias

A artista plástica Joana Vasconcelos vai participar nas comemorações dos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, que acontece em 2015, com “uma obra de arte pública inédita”, anunciou a sua oficina, em Lisboa.
Com 43 anos, Joana Vasconcelos é uma das mais internacionais artistas plásticas portuguesas. Já em janeiro, acontece a inauguração na Praia do Leme da obra “Pop Gallo”, um galo de Barcelos revestido a azulejos, com sete metros de altura da artista portuguesa, dentro da programação no Rio e com entrada gratuita.
Joana Vasconcelos apresentou “mais detalhes sobre esta participação” numa conferência de imprensa dia 16 de dezembro nos Paços de Concelho, com o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, o presidente do Comitê Rio450, Marcelo Calero, e a própria artista.
Como em trabalhos anteriores, inspirados nas tradições e artesanato portugueses, Joana Vasconcelos optou por recriar o tradicional galo de Barcelos, “um dos símbolos inegáveis da cultura portuguesa”. “A obra faz a ponte entre a tradição e a modernidade, e entre Portugal e o Brasil”, comentou a artista, acrescentado que terá duas leituras: uma durante o dia, quando o galo mostra os azulejos que o revestem, e uma noturna, quando se acendem milhares de luzes LED que irão cobrir a peça.
Marcelo Calero, presidente do Comité Rio450, sublinhou igualmente essas relações entre os dois países e disse que o Galo de Barcelos, criado com o apoio de empresas portuguesas, “é um presente bastante relevante e muito simbólico, cheio de significado”. “O Rio de Janeiro é uma cidade profundamente portuguesa, na maneira de falar, na arquitetura e nas tradições”.
A cidade de “São Sebastião do Rio de Janeiro” foi fundada pelo português Estácio de Sá que desembarcou num istmo entre o Morro Cara de Cão e o Pão de Açúcar, no dia 01 de março de 1565, e ergueu uma paliçada defensiva. Atualmente, a cidade que acolheu a rainha D. Maria I e a corte portuguesa em 1807, foi capital imperial e da República Federal, e é hoje a quinta mais populosa das Américas.

Programação
Com o Rio Réveillon 2015, terá início o calendário das comemorações de 450 anos. A Prefeitura montará onze palcos, incluindo os três de Copacabana, para que cariocas de diferentes regiões possam saudar o ano de 2015. Participam diversos artistas como Seu Jorge, Maria Rita, Revelação, Titãs, Detonautas, Leandro Sapucaí e Maurício Baia. Também estão escaladas as baterias da Unidos da Tijuca, Salgueiro e Portela. São aguardados apenas em Copacabana 2 milhões de pessoas, entre eles 800 mil turistas.
“A cultura artística do Rio em fotos da Real Sociedade Clube Ginástico Português” trará uma seleção de 100 fotos a partir dos diversos eventos culturais que mobilizaram a população do Rio e aconteceram nos salões do Clube (fundado em 1868) ou no Teatro Ginástico (inaugurado em 1938), em um acervo nunca apresentado ao público, no qual figuram consagrados talentos da arte cênica brasileira, como o maestro Villa-Lobos, compositor Lamartine Babo e o ator Chico Anysio, e retratam um importante momento da cultura artística carioca.
Também a exposição Rio Setecentista – Foco no Rio do século 18 visa explorar aspectos diversos desse período, de sua configuração política à sua constituição urbanística, passando pela transformação de seus modos de sociabilidade e cultura. A exposição lança um olhar atento para a constituição desse território metropolitano, com suas redes de comércio e fluxo de informações que conectavam, de modo singular e conflituoso, a Igreja, o povo e a Corte, e acontece de 10 de março a 14 de fevereiro.
De 14 abril a 14 junho, o Rio recebe ainda a mostra “A tradição da Pedra Portuguesa no Brasil” no Museu Nacional de Belas Artes. Em quase todo o ano, a exposição “Rio de Janeiro de 1860-1930” com imagens do acervo fotográfico do Instituto Moreira Salles apresenta cerca de 150 imagens da cidade produzidas pelos principais fotógrafos do século XIX ao início do XX, de 24 janeiro a 21 dezembro.
Faz parte da programação ainda o Festival de Teatro da Língua Portuguesa – FESTLIP, quando a Talu Produções propõe reunir cantores cariocas e intérpretes da língua portuguesa, entre 26 de agosto a 06 de setembro. Em novembro, o Festival Gastronômico Cadeg -Polo Benfica traz o bacalhau como assunto principal no festival realizado no Mercado Municipal do Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: