Gonçalo M. Tavares participa da Feira do Livro de Porto Alegre

Da Redação

GoncaloMTavares_SescUm dos mais prestigiados autores da língua portuguesa, Gonçalo M. Tavares, participa pela primeira vez da Feira do Livro de Porto Alegre.

Gonçalo estará em Porto Alegre no dia 4 de novembro para a mesa-redonda Iluminando Palavras às 18h30 no Auditório Barbosa Lessa no CCCEV, e noite de autógrafos às 20h na Praça de Autógrafos.

Realizada de forma ininterrupta há 60 anos, a Feira do Livro de Porto Alegre oferece obras de todos os gêneros. Também promove centenas de atividades gratuitas para públicos de todas as faixas etárias por meio da programação cultural, que envolve escritores, ilustradores, mediadores da leitura e contadores de histórias.

Nesta 60ª Feira do Livro de Porto Alegre, Gonçalo participa do evento e fala sobre sua mais recente obra Matteo perdeu o emprego, da Editora Foz. Um livro surpreendente, no qual as personagens vão se encontrando até chegar a Matteo, o homem que perdeu o emprego. Escrito numa atmosfera de irrealidade, aliada a um humor inteligente, o autor associa ficção a um ensaio singular, com o qual encerra o volume, em notas de reflexão sobre o próprio texto e as personagens.

“É um dos grandes nomes da programação adulta. Uma oportunidade única de compartilhar da companhia de um dos mais importantes autores da atualidade”, avalia o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Marco Cena

Considerado um Kafka português, Gonçalo estreou na literatura aos 31 anos. Autor de 30 livros, Gonçalo diz que seu trabalho é iluminar palavras, fazer uma escrita que não tenha palavras a mais. A ele interessa a psicologia, o que está dentro do ser humano, mas o fundamental é que a emoção não seja como a da televisão, mas uma emoção que dure, transmitida ao longo do tempo.

Nascido em 1970, em Angola, mudou-se logo a seguir para Portugal. Já recebeu os mais importantes prêmios da língua portuguesa, como o Portugal Telecom e o Prêmio José Saramago. É vencedor de diversas premiações internacionais, com destaque para o Prix du Meilleur Livre Étranger 2010. Ensaísta, dramaturgo, professor, tem suas obras traduzidas para mais de 30 línguas, em 46 países.

Programação
Em 03 de novembro às 9h, acontece o CICLO A HORA DO EDUCADOR, uma programação paralela voltada para o público infantil que se insere na 9ª Traçando Histórias – Mostra de Ilustração Infantil e Juvenil, e que recebe para uma oficina a escritora e ilustradora Margarida Botelho, de Portugal.

Na mesa-redonda do dia 04, acontece ainda Histórias do Vinho, debatendo o livro de mesmo nome, escrito por trinta autores gaúchos e lançado em Paris em maio de 2014. No dia 06, às 18h, a praça de autógrafos recebe o escritor Celso Sisto, da Editora Planeta, para o Contos Populares da Língua Portuguesa.

E no dia 15 de novembro, às 17H, acontece Contos Portugueses, espetáculo de teatro de bonecos com a Cia Crakety. Confira mais informações no site: www.feiradolivro-poa.com.br/.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: