Quarta, 23 de Agosto de 2017 Mundo Lusiada no Facebook Mundo Lusiada no Twitter Mundo Lusiada no YouTube

Fazenda Ibicaba, pioneira no século 19, promove colóquio nos 200 anos de fundação

Por | 11 agosto, 2017 as 11:35 am | Nenhum comentário

Da Redação

Em 2017, a fazenda Ibicaba completa 200 anos de fundação. Para comemorar a data, nos dias 31 de agosto e 01 de setembro acontece em Cordeirópolis (SP) o “Colóquio Internacional: Ibicaba, 200 Anos”, que presta uma homenagem ao histórico desta organização agrícola.

A fazenda foi aberta em 1817, tendo sido pioneira para a região e também, na história brasileira, na substituição de mão-de-obra escrava pela de imigrantes europeus, como na plantação de café, no uso de carroças, no maquinário a vapor.

A programação é aberta ao público e ocorre a partir das 09:00. As mesas redondas do dia focam-se nos aspectos históricos da fazenda e seus impactos no desenvolvimento de longo prazo. Ja no dia 01 de setembro acontece na própria fazenda Ibicaba e será restrito a 20 convidados a serem sorteados no primeiro dia.

A professora e historiadora luso-brasileira, Sonia Freitas, participa do colóquio falando sobre a presença de imigrantes portugueses que nela constituíram a maioria.

Os objetivos do evento incluem recordar a importância histórica do local, discutir seus impactos para o desenvolvimento sócio-econômico paulista, estreitar os laços de cooperação política internacional, surgidos a partir dela e da diplomacia cultural, estimular o interesse das populações locais por eventos de cunho político, cultural e acadêmico, bem como promover a interiorização geográfica de eventos internacionais.

Centro de inovação institucional e tecnológica desde sua fundação, palco de um dos primeiros conflitos trabalhistas livres em uma sociedade escravista, propriedade imobiliária de um regente do Império e de uma família imigrante, a fazenda Ibicaba é um símbolo do dualismo que moldou o desenvolvimento sócio-econômico, político e cultural do interior paulista desde meados do século XIX.

Em sua história é encontrado escravidão e liberdade, progressismo político e paternalismo trabalhista, acumulação de capital e falência, riqueza e endividamento, desenvolvimento e atraso. Este local simbólico, objeto de estudo de renomados pensadores do Brasil – como Sérgio Buarque de Holanda, José Sebastião Witter e Emília Viotti da Costa –, é hoje muito bem preservado como patrimônio histórico e turístico no interior paulista.

Segundo a organização, Ibicaba foi e permanece central ao desenvolvimento econômico, social e político paulista e brasileiro.

SERVIÇO
“Colóquio Internacional: Ibicaba, 200 Anos”
Local: Teatro Municipal “Ataliba Barrocas”
Rua Siqueira Campos, S/N (antiga subestação ferroviária) – Cordeirópolis (SP).
INSCRIÇÕES: ibicaba200anos.wordpress.com



+ Acessadas



 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
 
© 2011 Jornal Mundo Lusíada - RVR PROMOÇÕES E PUBLICIDADE LTDA. Todos os direitos reservados.
Assine - Fale Conosco - Publicidade