Fadista Maria Alcina é personagem de documentário sobre portugueses no Rio

FadistaMariaAlcina

Por Igor Lopes

Em setembro de 2015, a fadista Maria Alcina recebeu em sua casa, na Zona Norte carioca, uma equipe de profissionais do meio audiovisual, provenientes de cidades brasileiras e portuguesas, que estavam no Rio gravando um documentário sobre a imigração portuguesa. Alcina foi uma das entrevistadas e será, segundo apuramos, um dos “personagens principais”, sendo ela a abrir “a parte do documentário sobre os personagens”. A previsão de veiculação do filme é em 2016.

O trabalho, que terá o nome de “Ba(p)tismo de terra”, apresenta o cruzamento entre a antiga e a nova geração de imigrantes portugueses, a partir das histórias de seis personagens principais. Não se trata, segundo a roteirista e diretora Vanessa Rodrigues, de um documentário histórico, mas um documentário poético, independente, a partir do livro “Emigrantes”, do escritor português Ferreira de Castro, que é utilizado como pretexto para ligar as histórias dos personagens.

“Maria Alcina é uma mulher carismática, forte, generosa, envolvente e cativou toda a equipe. Ficamos muito emocionados com o testemunho intenso desta bela mulher que tem um percurso de vida não só guerreiro, mas também de muito amor e vida”, revela Vanessa Rodrigues, que atua também como produtora executiva desse projeto.

A equipe do documentário é composta por Antônio Morais (de Bragança), diretor de fotografia; Frederico Borges (Portalegre), operador de câmera; Janaína Castro Alves (Minas Gerais), produtora; Marcelo Noronha (Rio de Janeiro), técnico de som; Hugo Rodrigues (Porto), assistente de câmera e fotógrafo; Sérgio Silva (Porto), diretor de som; e Osvaldo Pinto (Porto), editor de imagem.

O filme tem apoio da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, do grupo AB, do Consulado-Geral de Portugal no Rio de Janeiro, da Câmara Portuguesa de Comércio e Industria do Rio e do Instituto Camões.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: