Depois de Lisboa, exposição abre no Sesc Ipiranga com curadoria portuguesa

Da Redação

Bandeira_BrasilPortugalEm 16 de fevereiro, o Sesc Ipiranga abre sua próxima exposição: A Pele e a Espessura do Desenho. Realizada inicialmente em Lisboa em 2015, na Galeria Principal da Fundação Portuguesa das Comunicações, a exposição, coletiva e itinerante, terá agora sua primeira montagem no Brasil. Sob um formato inédito, traz obras novas, feitas especificamente para este espaço do Sesc.

Com curadoria da portuguesa Maria de Fátima Lambert, a proposta reúne desenhos de cinco artistas: os brasileiros Nazareno, Paulo Climachauska e Renato Leal, a francesa Amélie Bouvier, e a também portuguesa Sofia Pidwell.

Para Lambert, “o desenho transporta o deleite pelo orgânico, que acumula e subtrai unidades de vida das pessoas, atribuindo-lhe, ao mesmo tempo, leveza e densidade. O desenho traz consigo a substância do deleite, da desconstrução, da complexidade e do pensamento de autocrítica que solidifica a identidade em viagem, em estado de utopia”.

As obras pensadas para esta mostra experimentam diferentes técnicas, formatos e suportes, adequando-se ao espaço expositivo, procurando uma flexibilidade percepcional e física.

Cada um dos artistas selecionou os meios para concordar com o espaço – sinuosidades de contorno e de ângulos, portas, paredes, tetos, muros, chão. Assim, as formas preenchidas pela percepção do espectador exploram gêneros históricos na arte, tanto do desenho, quanto da pintura ou escultura.

Paulo Climachauska, Sofia Pidwell, Renato Leal e Nazareno realizarão obras diretamente no próprio espaço durante as semanas que antecedem a inauguração. Renato Leal e Amélie Bouvier propõem-nos desenhos de séries, congregando forças gráficas e conteúdos representacionais abertos, potencializando nos espectadores tanto as questões perceptivas, quanto interpretativas.

Assim, sob propostas diferentes, os cinco artistas coincidem ao induzir o público a pensar na efemeridade da criação artística, plasmando a sua generosidade e consciência de precariedade do ato, da vida humana e da obra que persistirá, não somente nos registros, mas, na memória de todos que a visitem.

Serviço:
EXPOSIÇÃO A PELE E A ESPESSURA DO DESENHO
Artistas: Nazareno, Paulo Climachauska, Renato Leal, Amélie Bouvier e Sofia Pidwell
Curadoria: Maria de Fátima Lambert (Portugal)
Abertura: 16 de fevereiro de 2016
Visitação: 16/2 a 15/5
Terça a sexta, das 7h30 às 21h30
Sábados, das 10h às 21h30
Domingos e feriados, das 10h às 18h30
Locais: Área de Convivência, Parede em Arco e Muro do Deck.
Livre. Grátis
Sesc Ipiranga – Rua Bom Pastor, 822 Ipiranga – São Paulo
Informações: (11) 3340-2000

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: