De Portugal, CineEco chega a Florianópolis com filmes lusófonos

Da Redação

CineEco_AmbienteFlorianópolis receberá uma mostra das mais recentes produções de cinema premiadas no mundo na área de Meio Ambiente. O Festival Internacional de Cinema Socioambiental Planeta.doc, que acontecerá de 14 a 21 de novembro em Santa Catarina, acaba de fechar parceria com o CineEco, um dos mais antigos festivais do gênero na Europa. A Mostra CineEco, em Portugal, terá 40 filmes exibidos na Capital Catarinense.

A 20ª edição do CineEco, que acontece até 18 de outubro na cidade de Seia, em Portugal, conta com 73 filmes de mais de 20 países. O CineEco é membro fundador da Green Film Network (GFN), maior rede de festivais socioambientais do mundo, e se consagrou como uma referência em filmes que tratam as questões ambientais.

“Vamos trazer ao Estado de Santa Catarina parte dessas últimas produções premiadas em nível internacional, criando um panorama muito interessante da situação socioambiental no nosso planeta. Também faremos uma mostra de filmes lusófonos, estreitando as relações entre a Ilha de Santa Catarina, eminentemente açoriana, e as comunidades portuguesas”, destaca Mônica Linhares, produtora cultural e diretora do festival Planeta.Doc.

O Planeta.Doc conta ainda com uma parceria com o FICA – Festival Internacional de Cinema Ambiental, o mais antigo do gênero do Brasil, que trará a Santa Catarina uma mostra dos filmes vencedores de 2014. Receberá também uma mostra de filmes brasileiros que tratam a questão socioambiental, tanto em documentários, animações como em ficção.

Entre os filmes da mostra brasileira está o “Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios”, de direção de Beto Brant e estrelado por Camila Pitanga, que narra uma história de amor no coração do Estado do Pará.

Em animação destaca-se “O Menino e o Mundo”, dirigida pelo paulistano Alê Abreu, vencedor do FICA 2014 e premiado em inúmeros festivais. As exibições dos filmes ocorrerão simultaneamente em centros culturais e universidades da cidade, com acesso público e gratuito.

O projeto também promoverá até o final do ano exibição de filmes socioambientais em instituições de ensino, possibilitando aos estudantes o acesso à problemática mundial do meio ambiente. Os filmes apresentados nas escolas discutirão questões como: radioatividade, emissões de carbono, efeito socioambiental do uso de armas, destinação do lixo, poluição da água, entre outros temas de relevância.

Outra ação do festival é um concurso de vídeo voltado para alunos dos ensinos fundamental, médio e superior, que tem premiação de R$ 5 mil para cada categoria. As inscrições vão até 21 de novembro.

O Planeta.Doc é viabilizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina por meio do Fundo Estadual de Incentivo à Cultura (Funcultural) e conta com o apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Saiba mais em www.planetadoc.com.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: