Coral Paulistano apresenta canções portuguesas na Sala do Conservatório

Da Redação

logo_Brasil-Portugal-bandeiraFazendo um panorama por canções de diversos países, o Coral Paulistano Mário de Andrade faz na Sala do Conservatório (na Praça das Artes) a série Mosaico Internacional. Portugal é o escolhido para o terceiro concerto, que acontece no sábado (11/6), às 17h. O ingresso custa R$ 25. A regência é de Luiz Marchetti.

No repertório estão canções portuguesas, como a tradicional “O vira do Minho”, além de “À memória de Anarda” (Pedro Farias Gomes), “Eis Bocage, ao vento” (Carlos Marecos), “Descubro a voz” (Luis B. Tinoco), entre outras.

Se juntam ao grupo os solistas Joana Seara (soprano) e Jan Wierzba (piano). A participação faz parte da turnê do MPMP (movimento patrimonial pela música portuguesa) e traz parte do programa “Fogo: um passeio por canções brasileiras e portuguesas”. Ao longo da sua carreira, Joana Seara tem-se dedicado à interpretação de obras portuguesas do século XVIII, trabalhando com vários grupos de música antiga em Portugal na descoberta desse repertório.

Jan Wierzba nasceu na Polônia e é um dos fundadores e Diretor Musical do Ensemble MPMP, agrupamento com o qual tem trabalhado em prol do patrimônio musical português de todas as épocas.

Neste ano em que o Coral Paulistano Mário de Andrade comemora seu aniversário de 80 anos, uma das séries que o grupo artístico da Fundação Theatro Municipal preparou faz homenagem aos diversos países que contribuem para a formação da cultura brasileira.

Um dos grupos mais tradicionais da música Brasileira, o Coral Paulistano foi criado por Mário de Andrade em 1936, então diretor do Departamento Municipal de Cultura, para mostrar à elite paulistana a importância da valorização do nacionalismo. Desde 2013, o grupo artístico da Fundação Theatro Municipal carrega o nome de seu criador.

Em 2016, o Coral Paulistano Mário de Andrade terá mais de 30 concertos agendados no palco do Theatro, no Salão Nobre e na Sala do Conservatório. Serão três séries de concertos: Paulistano nas Escadarias; Festival de Oratórios e Paulistano no Conservatório.

SERVIÇO
11/6, sábado, 17h
Coral Paulistano Mário de Andrade
Série Mosaico Internacional
Sala do Conservatório – Praça da Artes
Luiz Marchetti – Regência
Joana Seara – Soprano
Jan Wierzba – Piano
Martinho Lutero Galati de Oliveira – Direção artística

PROGRAMA
LUÍS TINOCO
Descubro a voz (coro)
JOSÉ ANTÔNIO REZENDE DE ALMEIDA PRADO
Bem-vinda (soprano e piano)
GILBERTO MENDES
Inspiração (coro)
MANUEL IVO CRUZ
Mágoas de Anta (soprano e piano)
PEDRO FARIA GOMES
À memória de Anarda (coro)
MANUEL IVO CRUZ
Amor é fogo que arde sem se ver (soprano e piano)
CARLOS MARECOS
Eis Bocage, ao vento (coro e piano)
EURICO CARRAPATOSO
Três poemas eróticos (soprano e piano)
encore: O vira do minho (canção popular portuguesa. Arranjo: Jacques Chailley)
* Programação sujeita a alterações

Praça das Artes – Sala do Conservatório
Av. São João, 281- Centro – São Paulo.
Próximo às estações Anhangabaú e São Bento do Metrô
Ingressos: R$ 25 (com meia-entrada)
Capacidade: 200 lugares
Duração: Aproximadamente 60 minutos
Classificação etária: A partir de 10 anos.
www.compreingressos.com/theatromunicipaldesaopaulo

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: