Consulado de Portugal em SP vira teatro por um dia e recebe projetos de criação portuguesa

Da Redação

ConsuladoPortugalSPO Consulado Geral de Portugal em São Paulo promove a apresentação de 12 projetos artísticos portugueses no âmbito da mostra “Nova Criação Portuguesa”, realizada pela “Nómada, Art & Public Space”, em 7 de abril, a partir das 19h00, na Sala Fernando Pessoa, localizada no próprio Consulado.

A mostra “Nova Criação Portuguesa” chega pela primeira vez ao Brasil e será apresentada em São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Belo Horizonte (MG). O conjunto de ações propõe a criação de um espaço integrado de contato privilegiado entre programadores, artistas, críticos e público em geral, tudo com base na apresentação das tendências de criação artística contemporânea de Portugal.

O curador Hugo Cruz irá apresentar, durante a realização do evento, doze criadores e coletivos portugueses com o objetivo de aprofundar o intercâmbio entre Brasil e Portugal no contexto da criação e sua circulação.

Os intérpretes Catarina Lacerda e Rodrigo Malvar do grupo português Teatro do Frio também estarão presentes com poesias portuguesas musicais. O grupo também apresenta o espetáculo SAL no dia 2 de abril, às 19h45, na Oficina Cultural Casa Mário de Andrade (SP), e nos dias 8 e 9 de abril, a partir das 18h00, no Espaço dos Satyros, em São Paulo.

O SAL é uma criação inspirada na obra do poeta português Mário Sá-Carneiro. O espetáculo revela ecos das palavras do escritor no imaginário e corpo da intérprete, espaço cênico, dramatúrgico e reivindicativo, conferindo-lhe respiração, carne e osso. A peça nasce do intercâmbio entre artistas brasileiros e portugueses com base na mesma língua, denominador comum, para além das diversidades culturais. A trama relata o fluxo luso-brasileiro, iniciado pela revista Orpheu, consagrada um marco na literatura portuguesa e brasileira e que teve como impulsor e co-autor Mário de Sá-Carneiro. O evento ainda celebra os 100 anos de edição da publicação, também considerada fundamental na introdução do modernismo em Portugal, além dos 100 anos sobre a morte do autor.

O TdFrio é um coletivo artístico de pesquisa, criação e produção teatral constituído em finais de 2005. Concebendo a criação artística como uma forma peculiar de diálogo interpessoal (de dimensão social e política), promove o cruzamento entre diferentes criadores, investigadores e práticas artísticas, com vista a um melhor entendimento entre formas de saber que poderão construir um mundo mais diversos e plural. Nesta premissa, até hoje concebeu e produziu 22 criações, em cooperação com diferentes parceiros de âmbito nacional e internacional. Desta prática em 2014 cruza-se pesquisa com a bailarina e coreógrafa Paula Maracajá e o Colectivo em Silêncio (RJ/Brasil). Em 2016, após estreia de SAL no Festival Cena Contemporânea, em Matosinhos, Portugal recebe o convite de Hugo Cruz para integrar a 1ª edição da “Mostra Nova Criação Portuguesa”, a desenvolver nas cidades brasileiras de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba.

SERVIÇO:
ESPETÁCULO TEATRAL SAL
Data: 07/04/2016 (Quinta-Feira) – Horário: 19h00
Local: Consulado Geral de Portugal em São Paulo – Sala Fernando Pessoa
Endereço: Rua Canadá, 324 – Jardim América – São Paulo/SP
Entrada Gratuita

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: