Companhia de teatro brasileira apresenta “O Cortiço” em Santa Maria da Feira

Da Redação

TeatroOCorticoO grupo brasileiro Cia Histrônica apresenta em Santa Maria da Feira a peça teatral “O Cortiço”, às 21h30, no empreendimento de habitação social de S. Paio de Oleiros, e no dia 18 no empreendimento de habitação social de Fiães (Souto).

O espetáculo tem entrada livre e integra o programa de atividades do Município para assinalar o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza (17 de outubro).

O grupo brasileiro, formado por estudantes de Artes Cénicas da UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas (São Paulo), traz a Portugal a peça teatral “O Cortiço”, adaptada do clássico da literatura brasileira escrito em 1890 por Aluísio Azevedo. Este espetáculo faz parte de um intercâmbio artístico e cultural Portugal/Brasil, que envolve os municípios de Santa Maria da Feira, Évora e Lisboa.

Estruturada em grandes movimentos corais, danças e músicas executadas ao vivo, a peça “O Cortiço” teve como referência para o seu processo de criação matrizes da cultura popular brasileira e portuguesa, tais como Capoeira, Samba, Fado e Pregões.

Através desses elementos, retrata a atmosfera das estalagens do Rio de Janeiro no fim do século XIX, as lutas de classes durante o período da abolição da escravatura, a vida privada e social na relação entre as culturas brasileira e estrangeira, predominantemente a portuguesa.

Oficina e Roda de Samba na Rua

Além da apresentação da peça teatral, a companhia Histrônica vai realizar, no dia 18 de outubro, das 10h00 às 13h00, na Junta de Freguesia de S. Paio de Oleiros, a oficina “A construção das matrizes corporais no Cortiço”, centrada numa demonstração prática das referências técnicas de suporte à montagem da peça.

O intercâmbio com o Município de Santa Maria da Feira termina a 19 de outubro com a Roda de Samba na Rua, às 15h00, no exterior do supermercado Modelo, em Mozelos. Trata-se de uma cena que é descolada da peça “O Cortiço” e realizada em ações de integração entre a Cia Histrônica e outros grupos, em situações informais. Um repertório de samba de roda brasileiro, tocado, cantado e dançado.

Tertúlia “Social Empreendedor”

Estas três intervenções artísticas fazem parte do programa de atividades que assinalam o Dia Internacional da Pobreza, promovido pelo Município de Santa Maria da Feira com a participação das entidades que integram os Fóruns Sociais das freguesias de S. Paio de Oleiros e Fiães, iniciando com a tertúlia “Social Empreendedor”, a realizar no dia 17 de outubro, às 17h30, na sede do Grupo recreativo dos Amigos do Teatro Oleirense (GRATO), com a participação dos projetos de empreendedorismo social Cais Recicla (Porto), Feltrando (São João da Madeira), Hostel da Cruz Vermelha (Vila Nova de Gaia), Enroll a family (Santa Maria da Feira) e More Me (São João da Madeira).

A Histriônica segue depois para Évora, onde, a 20 e 21, volta a apresentar “O Cortiço” na Universidade de Évora, no edifício da antiga Fábrica Leões.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: