Brasileiros e portugueses mostram em SP a nova produção literária em língua portuguesa

Da Redação

GoncaloMTavares_Sesc
Gonçalo M. Tavares

A Livraria Cultura e o jornal português Público promovem, entre os dias 10 e 15 de abril, Minha Língua, Minha Pátria – um evento que vai reunir escritores brasileiros e portugueses com o objetivo de mostrar a nova produção literária em língua portuguesa e debater a obra consagrada de autores como Fernando Pessoa e Eça de Queirós.

O evento tem como parceiro o Centro Cultural Português (CCP) – Brasília / Camões I.P. e conta com o apoio da Embaixada de Portugal no Brasil e da Universidade de Coimbra e irá ocorrer no terceiro piso da Livraria Cultura do Shopping Iguatemi em São Paulo. Todos os bate-papos são gratuitos seguidos por sessão de autógrafos.

No dia 10 de abril, o professor catedrático da Universidade de Coimbra, Carlos Reis, abre o evento que terá mediação da diretora adjunta do jornal, Simone Duarte. Ao tema Eça de Queirós ou a língua como pátria ausente, Carlos Reis, que foi diretor da Biblioteca Nacional Portuguesa, é um dos maiores especialistas na obra de Eça de Queirós e tem vários livros publicados sobre o autor que é um dos maiores nomes da literatura portuguesa.

No sábado, dia 11, Gonçalo M. Tavares, que já recebeu os Prêmios Saramago e PT e tem a obra traduzida em 30 línguas, conversará com Samuel Titan Jr. do Instituto Moreira Salles sobre sua carreira. No Brasil, acaba de lançar “Os Velhos também querem viver” pela editora Foz. No domingo será a vez da cantora Adriana Calcanhotto “entrevistar” Jerônimo Pizarro, o luso-colombiano especializado na obra de Fernando Pessoa. Também no dia 12, Afonso Reis Cabral, descendente de Eça de Queirós e o mais jovem vencedor do Prêmio Leya (2014), terá uma bate-papo com o editor da Revista da Cultura, Gustavo Ranieri.

Na segunda-feira, dia 13, é a vez do curador da FLIP, Paulo Werneck, conversar com Alexandra Lucas Coelho, a escritora portuguesa que está escrevendo um romance que se passa no Brasil. No dia 14, o tema é a novíssima geração de escritores nos dois lados do Atlântico com Norberto Morais, Emilio Fraia e Karina Buhr. A programação termina com um duelo/dueto entre Gregorio Duvivier e Matilde Campilho, poetisa portuguesa que vai lançar o seu primeiro livro ”Jóquei”, no Brasil, pela editora 34.

SERVIÇO
Projeto – Minha Língua, Minha Pátria
Data: De 10 a 15 de abril de 2015 (consultar os horários na programação)
Local: Livraria Cultura – Shopping Iguatemi São Paulo
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.232 – Piso Arena – Jardim Paulistano – São Paulo / SP.
Tel (11) 3030-3310 Fax (11) 3030-3319

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: