Bonde de Portugal desembarca em Campinas para exposição e promoção do Turismo

Da Redação

Bonde28_CampinasO tradicional bonde lisboeta “Prazeres 28”, um dos ícones culturais e turísticos de Portugal, estará em Campinas, entre os dias 10 e 13 de fevereiro, em uma iniciativa conjunta entre o Turismo de Portugal e a TAP para promover o país.

Nos três primeiros dias, o bondinho estará aberto para o público. O clássico bondinho amarelo vai estar no Parque D. Pedro Shopping, localizado na Avenida Guilherme Campos, nº 500, no Jd. Santa Genebra (Entrada das Águas).

No último dia, agentes de viagem participarão de uma ação de capacitação sobre Portugal, em uma viagem pelo país e pelas suas 7 regiões turísticas. Ao fim do treinamento, os participantes receberão um certificado timbrado atestando a aptidão para comercializar pacotes para o destino.

Conhecido em várias cidades do país e referência em Lisboa, o bondinho realizará um verdadeiro passeio por um país moderno e diversificado, mas que mantém as suas raízes. Quem tomar assento estará embarcando em uma viagem histórico-cultural, gastronômica e de natureza.

A experiência passa por cidades e localidades referenciadas como patrimônio cultural mundial pela Unesco, pela arte, literatura e música, pelas regiões vinícolas, por pratos sofisticados da culinária preparados por chefs conceituados no Velho Continente, e refinados vinhos e castas.

A valorização da natureza é outro ponto a ser visitado. Portugal oferece uma diversidade de lugares, como as belas praias, falésias, parques naturais, montanhas e vales únicos, mas também vários roteiros ligados ao surf, golf, bike e mesmo passeios de balão.

O bondinho faz também uma viagem pelas ruas históricas e pontos importantes de Lisboa no clássico trajeto do “Prazeres 28”, mas vai além e faz conhecer outras localidades e elementos culturais: a decoração inclui referências à Biblioteca de Coimbra, à Casa da Música no Porto, à guitarra portuguesa e à visão de Lisboa sobre o Tejo, além de azulejos tipicamente lusos.

Todo o percurso é feito na companhia do poeta Fernando Pessoa, que terá uma replica da sua estátua num espaço dedicado a quem quiser tirar uma foto.

Turismo luso-brasileiro
Portugal está, definitivamente, no mapa dos brasileiros quando o assunto é turismo. Nos últimos anos, o país luso tem registrado uma crescente demanda de visitantes do Brasil, o que é comprovado por uma série de indicativos numéricos.

A terra de Camões recebe mais de 600 mil turistas brasileiros por ano, o que faz do Brasil o sexto maior mercado de procura externa para Portugal. Para algumas regiões específicas, como o Norte e o Alentejo, o Brasil aparece na terceira colocação, além de estar entre os quatro países que mais visitam Lisboa e o Centro.

Em 2016, no período compreendido entre janeiro e novembro, foram 1 milhão e 370 mil pernoites, recorde histórico. Esse crescimento está diretamente ligado ao esforço da TAP para estreitar relações com o Brasil e se tornar o principal elo de conexão entre os dois países. Atualmente, a companhia faz mais de 65 voos semanais para Lisboa ou Porto partindo de dez cidades brasileiras: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Recentemente, a TAP lançou no Brasil seu mais novo programa, o Stopover, incentivando os passageiros de longo curso que viajam com a companhia, em trânsito por Lisboa ou Porto, a aproveitarem a passagem por Portugal para descobrir e visitar o país, podendo ficar até 3 dias numa destas cidades portuguesas e visitando dois lugares pelo preço de um. Este novo produto tem como objetivo captar cada vez mais visitantes internacionais para Portugal, estimando a TAP atingir 300 mil turistas por ano, com um potencial impacto de 150 milhões de euros para a economia nacional nos próximos três anos.

Portugal foi o país mais premiado no World Travel Awards, com 25 troféus. Dentre as principais premiações, o Turismo de Portugal foi eleito, pelo terceiro ano consecutivo, como Melhor Organismo Oficial de Turismo Europeu (Europe’s Leading Tourist Board). A região do Algarve também foi premiada na categoria melhor destino europeu de praia, além de Lisboa ter sido eleito o melhor destino de cruzeiros.

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