Arte portuguesa na Bienal de SP é tema de nova exposição no Consulado de Portugal

Da Redação

SaoPaulo_capital_BrasilCartas de São Paulo – uma história da presença Portuguesa na Bienal de São Paulo é a nova exposição que será aberta no Consulado Geral de Portugal em São Paulo, dia 6 de setembro. A mostra estará patente de 8 de setembro a 5 de dezembro de 2014, sob curadoria de Lígia Afonso e Isabella Lenzi.

A mostra pretende fazer uma reflexão sobre a presença dos mais de duzentos artistas portugueses durante as sucessivas Bienais na capital paulista. Todas essas participações e obras nelas implicadas representam, não somente a história da arte portuguesa – que o público brasileiro tem acompanhado ao longo dos anos -, mas também as nuances históricas, políticas, institucionais e culturais em que viveu cada artista e como isso se transpôs em seu trabalho.

Em formato experimental, “Cartas de São Paulo” integra “vestígios” de um investimento sistemático de mais de 50 anos; catálogos e conteúdos provenientes do arquivo histórico Wanda Svevo e da Biblioteca de Arte da Gulbenkian; um vídeo com o levantamento iconográfico parcial das cerca de 1500 obras incorporadas pelas comissões portuguesas no conjunto das BSP; uma série de citações retiradas de artigos publicados em Portugal sobre as Bienais assinados por críticos de relevância nos respectivos contextos em que foram produzidos; assim como uma obra comissionada à artista portuguesa Mafalda Santos, realizada durante residência de um mês na Sala Camões. Em uma parede de seis metros a artista interpreta e materializa essa história em processo, “representando-a” no Consulado Geral de Portugal em São Paulo, ou seja, no contexto diplomático no qual a representação historicamente se fundou.

Uma das curadoras, Lígia Afonso é portuguesa que vive entre Lisboa e São Paulo. Doutoranda em História da Arte (FCSH-UNL / FAU-USP), com pesquisa sobre representações nacionais em bienais, é pesquisadora, curadora, crítica e editora. Tem integrado júris para a seleção de projetos e colaborou com várias instituições e projetos independentes em Portugal e no Brasil. Foi assistente de curadoria da 29ª Bienal de São Paulo, co-curadora e coordenadora editorial do Laboratório de Curadoria, Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, e curadora de Pequeno-almoço sobre cartolina, no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian. E integra o workshop de curadoria da 31ª Bienal de São Paulo.

Isabella Lenzi é arquiteta brasileira formada pela FAU-USP e pela Universidade do Porto, Portugal, possui pós-graduação em arte contemporânea, com especialização em fotografia, da Universitat Pompeu Fabra, Barcelona. É consultora Cultural do Consulado Geral de Portugal em São Paulo desde 2013, também integra o Núcleo de Programação da Associação Cultural Videobrasil. Gestora cultural, curadora, editora e pesquisadora, recentemente foi curadora da exposição Desenho só desenho a – sós, individual do artista português Fernando Lemos, além de assistente de curadoria dos Programas Públicos do 18º Festival de Arte Contemporânea Sesc Videobrasil, realizado no SESC Pompeia.

O Consulado Geral de Portugal em São Paulo, entre outras atividades, incentiva a troca entre artistas, curadores, gestores culturais e pesquisadores brasileiros e portugueses. Em 2012, após uma reforma, o Consulado ganhou um espaço expositivo apropriado e, desde então, realizou exposições e atividades, entre elas, individuais dos artistas Fernando Lemos, José Moura Jorge, entre outros.

SERVIÇO:

Cartas de São Paulo – uma história da presença Portuguesa na Bienal de São Paulo
Curadoria Ligia Afonso e Isabella Lenzi
Consulado Geral de Portugal em São Paulo
Rua Canadá, 324 – Jardim América, São Paulo – Brasil
Abertura 6 de setembro – 17h às 20h
De 8 de setembro a 5 de dezembro de 2014
Segunda a sábado das 12 às 17h
Visitas guiadas com agendamento
Entrada gratuita

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: