Segunda, 22 de Dezembro de 2014 Mundo Lusiada no Facebook Mundo Lusiada no Twitter Mundo Lusiada no Orkut Mundo Lusiada no YouTube

Presidente de Cabo Verde é recebido pela comunidade no ABC Paulista

Por | 6 setembro, 2012 as 10:20 am | Nenhum comentário

O encontro foi realizado no Museu Dr. Octaviano Armando Gaiarsa onde ocorre exposição sobre os 15 anos das cidades-irmãs São Nicolau e Santo André.

 

O presidente de Cabo Verde Jorge Carlos Fonseca entregou distinção ao presidente da Associação Coverdiana do Brasil, José Augusto do Rosário, presenteando a entidade com o Brasão da República. Foto: Filomeno Monteiro

Da Redação
Com agencias

A Associação Caboverdiana do Brasil, com o apoio da Prefeitura de Santo André, promoveu em 30 de agosto, o encontro do presidente da República de Cabo Verde, Jorge  Carlos Fonseca, com a comunidade cabo-verdiana radicada na cidade e no Estado de São Paulo.

O evento foi realizado no Museu de Santo André Octaviano Gaiarsa que sedia a exposição em comemoração aos 15 anos de irmandade entre Santo André e São Nicolau  (Ribeira Brava) em Cabo Verde. A mostra pode ser vista até 30 de dezembro.

O presidente Jorge Carlos Fonseca é jurista, escritor e poeta. Mestre em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito de Lisboa, lecionou naquela instituição, em Macau (China) e em Cabo Verde, onde fundou o Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais. É autor de obra científica na área do Direito publicada em 11 países e veio ao Brasil para participar da 18º Seminário Internacional do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais em São Paulo. Na tarde desta quinta-feira, Fonseca foi recebido pelo governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin no Palácio dos Bandeirantes. Durante o encontro, Fonseca destacou a consultoria da Fundação do Desenvolvimento Administrativo do Estado de São Paulo (Fundap) para tornar mais eficiente a administração pública no país africano, especialmente em sistemas informatizados e recursos humanos.

Em Santo André, Fonseca foi recebido pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Trabalho de Santo André, Camilo de Lelis Arnaldi e pelo secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Carlos Roberto Panini, e ainda pelo presidente da Associação Caboverdiana do Brasil que tem sede em Santo André, José Augusto do Rosário.

No contato com a comunidade, Fonseca se interessou pelas atividades do cotidiano dos cabo-verdianos. Ainda, destacou os laços culturais que existem entre os dois países e elogiou a irmandade entre Santo André e Ribeira Brava. Ressaltou que é presidente de todos os cabo-verdianos, tanto dos que estão nas ilhas que compõem o país quanto das diásporas, como de Santo André, Lisboa ou Dakar. “Isto nos faz um bocadinho maiores”, afirmou.

Ao Mundo Lusíada, o presidente da Associação Caboverdiana comentou a visita oficial. “A comunidade caboverdiana em Santo André se sente muito orgulhosa em receber a visita do nosso Presidente da República, numa clara demosntração de que o Governo se preocupa com a diáspora e reconhece nosso empenho em divulgar a cultura de cabo Verde no Brasil” declarou José Augusto.

Fonseca é o segundo presidente de Cabo Verde recebido por Santo André e pela comunidade. Em outubro 2005, a cidade recepcionou o então presidente Pedro Verona Rodrigues Pires.

Cabo Verde é um arquipélago constituído por dez ilhas e oito ilhéus, situado no Atlântico a uma distância de aproximadamente 455 km da Costa Ocidental da África. No estado de São Paulo, os cabo-verdianos concentram-se nas cidades de São Paulo, Santo André e São Bernardo, atuando especialmente na indústria e no comércio. Em Santo André, começaram a chegar na década de 1940 – cerca de 50% da colônia, que tem aproximadamente 500 imigrantes. A maioria vive nos bairros Utinga, Camilópolis e Vila Luzita.





 

Deixe uma resposta

 

 
© 2011 Jornal Mundo Lusíada - RVR PROMOÇÕES E PUBLICIDADE LTDA. Todos os direitos reservados.
Assine - Fale Conosco - Publicidade