Parlamentares portugueses em Brasília discutem reativar Grupo de Amizade Brasil–Portugal

GrupoParlamentarCPLP_Brasilia

Da Redação
Com agencias

Um grupo de parlamentares portugueses esteve na última semana em visita à Câmara dos Deputados em Brasília. Em 8 de julho, os portugueses tiveram encontro com a presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), para discutir as relações entre os dois parlamentos.

Um dos principais temas foi a reativação na Câmara do Grupo de Amizade Brasil–Portugal, sugerida por Jô Moraes e importante para a manutenção dos laços entre os dois países, conforme ela ressaltou. A presidência do grupo poderá ficar a cargo do deputado Paes Landim (PTB-PI).

A Delegação do Grupo Nacional da Assembleia Parlamentar da CPLP, composta pelos Deputados Carlos Páscoa, Ângela Guerra, Pedro do Ó Ramos e Arménio Santos, estiveram ainda em visita à mesa do Plenário da Câmara dos Deputados, além de encontro com o Secretário de Relações Internacionais Deputado Átila Lins, com a Líder do Grupo de Trabalho para a organização da Assembleia Parlamentar da CPLP, Deputada Rosângela Gomes, e com os Senadores Aécio Neves, candidato a Presidente da República pelo PSDB, e o Senador Cristovam Buarque.

O grupo português destacou a importância do Brasil no cenário internacional e, sobretudo, dentro da comunidade de países lusófonos, podendo, por isso mesmo, contribuir de forma decisiva para a discussão de temas como o agronegócio e o turismo, entre outros.

Foram debatidas ações desenvolvidas no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que inclui, além de Brasil e Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Os parlamentares seguiram depois para o Rio de Janeiro, onde participaram das comemorações dos 49 anos da Casa de Viseu do Rio de Janeiro, cerimônia que contou com a presença também do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: