Missão empresarial brasileira em Moçambique avalia oportunidades

Mundo Lusíada
Com Lusa

logo_bandeiraBrasilMocambiqueUma missão empresarial do Brasil composta por 28 gestores encontra-se em Moçambique para a prospecção de parcerias e negócios nas áreas de construção, equipamentos tecnológicos, indústria alimentar e agricultura.

Márcio Guerra, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), que chefia a missão, afirmou que os empresários do seu país estão interessados em aproveitar as oportunidades oferecidas pela economia moçambicana para o estabelecimento de negócios.

“Os empresários brasileiros reconhecem que Moçambique atravessa um momento único no campo econômico e pretendem ser parte do processo de crescimento e desenvolvimento do país”, afirmou Guerra.

O Brasil aposta no estabelecimento de parcerias empresariais com Moçambique e exploração de outras formas de relações comerciais, visando impulsionar a cooperação econômica.

“Esta missão é constituída por empresas de médio porte, muitas delas com uma forte inserção no mercado brasileiro e com uma experiência que abre um amplo campo de intercâmbio com Moçambique”, sublinhou Márcio Guerra.

Dados do Centro de Promoção de Investimentos de Moçambique apresentados à missão brasileira indicam que o investimento privado brasileiro em Moçambique ultrapassou dois mil milhões de dólares (1,8 mil milhões de euros) entre 2011 e 2014, aplicados em áreas como construção, infraestruturas, mobiliário e serviços financeiros.

Ainda segundo a Apex, em 2014 as exportações do Brasil para Moçambique foi 63.861 milhões de dólares e importou 10.207 milhões de dólares, sendo os principais produtos brasileiros exportados carnes de aves, geradores e transformadores elétricos, trens e materiais para vias férreas, tratores, calçados, móveis, máquinas e equipamentos para mineração, construção e agricultura entre outros.

Segundo a Apex Brasil, Angola, África do Sul e Moçambique – países membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) -, têm participação de 16% no conjunto do comércio entre o Brasil e o continente africano.

Turismo
No setor turístico, Brasil e Moçambique também discutem cooperação. Em 23 de julho, o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Vinicius Lummertz, encontrou-se com o conselheiro para Assuntos do Turismo e Cultura da Embaixada de Moçambique, Romualdo Johnam, para discutir parceria entre os países.

Johnam deu as boas vindas a Lummertz, que tomou posse na empresa há um mês, e o convidou para participar de um seminário sobre turismo, em outubro, promovido pela embaixada de Moçambique no Brasil. O objetivo do evento é o de alinhar ações e programações do setor.

“Estar alinhado com o Brasil, que é um parceiro estratégico, é muito importante para desenvolvermos o turismo em Moçambique e, com isso, atrairmos mais estrangeiros”, afirmou Romualdo Johnam, no encontro que ocorreu em Brasília.

Lummertz disse estar “à disposição de Moçambique” para a troca de experiências na área do turismo, incluindo sobre as políticas de promoção do Brasil no mercado internacional.

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