Ministros dos países de língua portuguesa se reúnem na Usina de Itaipu

Da Redação

A usina de Itaipu será sede da 2ª Reunião de Ministros de Energia da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), dia 21 de novembro. Além do Brasil, participam os ministros dos oito países participantes do bloco: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Com a presente do ministro de Minas e Energia brasileiro, Fernando Coelho, os ministros da CPLP participam na quarta-feira, 22, da inauguração do novo Centro de Desenvolvimento do Programa Veículo Elétrico (VE) da Itaipu, e ainda do ato protocolar que vai registrar a marca dos 2,5 bilhões de MWh de energia acumulada produzida pela usina desde o início da operação, em 1984.
Já está confirmada para esta cerimônia a presença do ministro das Obras Públicas e Comunicações do Paraguai, Ramón Jimenez, que é também responsável pelas áreas de mineração e energia; e do presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior.
Na chegada dos ministros dos países de língua portuguesa à usina de Itaipu, eles serão recebidos pelo diretor-geral brasileiro, Luiz Fernando Leone Vianna. Depois, plantam árvores no Bosque do Visitante.
Durante a 2ª Reunião Técnica da Energia da CPLP, acontece uma visita a um dos projetos desenvolvidos pela Itaipu na área de energias renováveis alternativas, o de “geração de biometano como vetor de desenvolvimento local”.
No final da tarde, haverá uma visita técnica às instalações da usina. À noite, os ministros fazem ainda um passeio de barco no reservatório de Itaipu e participam de jantar de recepção. Na quarta-feira, 22, os ministros prosseguem com a reunião, no Edifício da Produção de Itaipu, seguida da assinatura da Declaração Final.
Os ministros ainda estarão presentes na cerimônia em comemoração à marca de 2,5 bilhões de MWh produzidos por Itaipu desde 1984 e, na inauguração do espaço de Mobilidade Elétrica do Centro de Inovação em Mobilidade Elétrica Sustentável. Na quinta-feira, como programação opcional, foi sugerida aos ministros uma visita às Cataratas do Iguaçu.

Mobilidade Elétrica Sustentável
A Itaipu contará com um Centro de Inovação em Mobilidade Elétrica Sustentável (CI-MES), que funcionará em um novo prédio construído próximo ao Galpão 5, onde Itaipu já desenvolvia o Programa Veículo Elétrico.
O centro vai melhorar a infraestrutura dedicada às iniciativas desenvolvidas pela Itaipu no campo da mobilidade elétrica sustentável, especialmente no âmbito do Programa Veículo Elétrico. A inauguração do novo espaço atende às diretrizes institucionais de contribuir para o desenvolvimento e a sustentabilidade do Brasil e do Paraguai. No espaço estará exposta parte da frota de veículos elétricos, de avião a ônibus.
O Programa Veículo Elétrico (VE) começou em Itaipu em 2006. Nesses 11 anos, já registrou vários avanços. Dentro das dependências da empresa foram montados 140 veículos em parceria com a Renault, Fiat e outros parceiros. Parte foi entregue em regime de comodato para entidades como Copel, Eletrobras, Exército, ONU Mulher, Universidade Federal de Santa Catarina e Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop).
Na sua própria frota, Itaipu mantém 100 veículos elétricos, que vão desde carros de passeio, miniônibus, até um avião elétrico. Ainda neste ano, a binacional deve receber mais 20 unidades do Zoe – 2ª geração, com bateria Z.E. 40. Esse novo modelo tem o dobro de autonomia, podendo rodar 400 km sem recarga de bateria.
A Itaipu é uma das empresas pioneiras em difundir e investir a tecnologia do veículo elétrico. Inclusive, incentivando a criação de uma cadeia de fornecedores de componentes. Somente a utilização dos elétricos na usina evitou a emissão de 87 toneladas de CO2 nos últimos dez anos, o equivalente ao plantio de 498 árvores.
O Twizy, um dos veículos da frota de Itaipu, foi lançado em 2012 e está presente em 35 países. O modelo ocupa o espaço de um automóvel de duas rodas, mas com a segurança de um carro, além de ser equipado com todas as tecnologias necessárias para veículos de passeio, como cinto de segurança e airbag. A autonomia é de 100 km. Com apenas 450 kg, o Twizy é pelo menos duas vezes mais leve que um carro convencional. Ele tem 2,34 m de comprimento e 1,23 m de largura. Já o Zoe, outro integrante da frota de VEs da binacional, é o mais vendido entre os veículos de passeio elétricos no Velho Continente, com cerca de 22 mil unidades comercializadas em 2016. A segunda geração terá bateria com o dobro de autonomia.
Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,4 bilhões de MWh. Em 2016, a usina retomou a liderança mundial em geração de energia, com a marca de 103.098.366 MWh gerados. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de 17% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 76% do Paraguai.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: