Delegação de Moçambique conhece experiências habitacionais de São Bernardo

Programa habitacional de SBC foi escolhido por unir ações sociais com as demandas por mais moradias.

Visita técnica da delegação de Moçambique, em dezembro, no ABC Paulista.
Visita técnica da delegação de Moçambique, em dezembro, no ABC Paulista.

Da Redação

Membros do governo federal e governos locais de Moçambique visitaram em 3 de dezembro a cidade de São Bernardo para conhecer o programa habitacional implementado pela Prefeitura, que une ações sociais com as demandas por mais moradias. Antes de vistoriar as obras e intervenções da Prefeitura pela cidade, eles foram recebidos pelo prefeito Luiz Marinho em seu gabinete.

Com a visita, os representantes de Moçambique esperam conhecer projetos habitacionais exitosos e, se possível, implementá-los em seu próprio País.

Como explicou Horário Facitela, membro do Conselho Municipal da cidade de Maputo, essa integração entre as políticas habitacional e social foi o que mais chamou a atenção da comitiva, formada por 25 pessoas.

“Fiquei impressionado com a ação social, o comprometimento com a sociedade por meio, por exemplo, do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Eles fazem um acompanhamento detalhado das novas demandas da comunidade, como vagas em escolas e a necessidade de novos empregos”, explicou.

Os moçambicanos conheceram diversas intervenções da Prefeitura, como a urbanização de áreas da região do Alvarenga, onde um dos destaques é o trabalho realizado no antigo assentamento Jardim Ipê, cujas famílias, que viviam de forma precária, receberam apartamentos no Conjunto Três Marias. Na região também está sendo realizada a recuperação ambiental e implementado um parque.

O Conjunto Habitacional Três Marias, aliás, também foi visitado pelos estrangeiros. “Eu não esperava esse nível de intervenção, que vai desde o governo federal até o municipal. É interessante a integração que a Prefeitura tem com a comunidade”, elogiou Bernardo Raul da Fonseca, do Conselho Municipal de Maputo.

A delegação visitou também dois assentamentos irregulares, que estão inseridos no Programa de Regularização Fundiária Belita/Nazaré e Vila Soares, e obras de contenção no Bairro Silvina.

Por fim, a secretária de Habitação, Tássia Regino, apresentou aos visitantes um simulado do Sihisb (Sistema de Informação da Habitação de Interesse Social de São Bernardo). Esse sistema, desenvolvido com tecnologia livre, tem capacidade para armazenar e processar informações sobre habitação de interesse social, o programa de produção de moradias da Prefeitura e outras iniciativas da Secretaria de Habitação. O endereço é http://sihisb.saobernardo.sp.gov.br.

A visita a São Bernardo teve o apoio da Aliança de Cidades, entidade que promove a troca de experiências de políticas públicas exitosas para a gestão das cidades.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: