Segunda, 26 de Junho de 2017 Mundo Lusiada no Facebook Mundo Lusiada no Twitter Mundo Lusiada no YouTube

Vindima com o Grupo Folclórico da Casa de Portugal SP teve 600 quilos de uva

Por | 16 março, 2017 as 3:22 pm | Nenhum comentário

GFCPSP_Vindima

Por Vanessa Sene
Na noite de 18 de fevereiro, a Casa de Portugal de São Paulo lotou para a sua famosa festa da vindima. Um evento promovido pelo departamento social e pelo grupo folclórico da entidade, a organização trouxe 600 quilos de uva para esta noite, distribuiu mais de 450 cestas de uva produzidas pela secretaria e folcloristas, e recebeu cerca de 600 pessoas.
“Quem iniciou essa festa das vindimas fui eu há 30 anos, aqui na Casa de Portugal, como a festa do Magusto também” diz o diretor mais antigo Vasco Frias Monteiro, há 52 anos na Casa de Portugal. Antigamente, as uvas para esta festa vinham de Portugal pela antiga companhia Varig, como as cerejas que ainda este ano serão trazidas de Portugal para uma festiva especial em junho. Hoje, as uvas porém já são trazidas do Rio Grande do Sul para a noite que já costumeiramente lota a casa.
“Hoje nossa casa está completamente lotada, esgotaram os ingressos, é uma festa tradicional onde revivemos um pouco nossa infância. Aqueles que não tiveram oportunidade de voltar a Portugal vão ver hoje aqui as vindimas” diz Vasco Frias trazendo um pouco da história. “Antigamente tínhamos, principalmente em Trás-os-Montes, lagares com dezenas de metros quadrados que juntava 40, 80, 100 pessoas pisando a uva, cantando e dançando a noite inteira”.
O sucesso da pisa da uva é seguido pela merenda, juntando todos os anos dezenas de pessoas à frente do palco da casa, para distribuição dos pães, choriço, e tremoços. “Depois que se faz a vindima, vem a dona da Quinta com a merenda na cabeça para aqueles que trabalharam comerem alguma coisa. Isso é a tradição portuguesa. Quem faz o folar aqui é a irmã do Ernesto Lemos, e ninguém faz igual a ela”.
E os cantares e dançares também estão nesta festa. O folclore português foi muito aplaudido com a apresentação mais estendida do Grupo Folclórico da Casa de Portugal, comandado por Ernestinho, e fez a alegria dos convidados com um bailarico que passou por todo o salão chamando todos a participar da festa. “Desde o Alto Minho, Algarve, Ribatejo, dançamos de norte a sul de Portugal” diz o diretor de folclore.
E o grupo já começa esta primeira festa do ano com novos componentes, que se apresentaram na vindima. Com uma média de 50 integrantes, o diretor trabalha conforme a presença dos componentes. “Estou desfalcado com quatro pares, é carnaval e alguns em férias ainda, este ano nós antecipamos a festa justamente por causa das comemorações do Dia de Portugal em São Paulo, mas temos nossos dez pares para dançar nesta noite” finalizou.

2017 na CP: Dia de Portugal comemorado em São Paulo
Segundo o diretor Vasco Frias, não só o Social como o Cultural da Casa de Portugal aguarda por grandes acontecimentos neste ano, em que se celebra o dia de Portugal, Camões e Comunidades Portuguesas com a presença do presidente de Portugal e comitiva vinda direto da abertura oficial das festividades, que este ano começa no Porto.
“Penso que no dia 11 e 12 de junho vão vir o presidente e primeiro-ministro prestigiar o 10 de Junho, pela primeira vez vai ser comemorado em São Paulo. Vamos ter festas elegantes neste sentido, porque ter o presidente juntamente com primeiro-ministro é a primeira vez que acontece”.
Segundo Vasco, os dois já estiveram na casa “máter” da comunidade e assim espera recebê-los de novo para celebrar esta ocasião.
“São Paulo foi escolhido para ser o centro das atenções das festividades, ainda não temos nada agendado mas faremos uma grande festa com certeza” diz Ernestinho, diretor de folclore da casa.
Logo_Galeria-de-ImagensConforme já divulgou o Mundo Lusíada, o governo português deve comemorar o próximo Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas entre Brasil e Portugal. A celebração do 10 de junho de 2017 começará no Porto, seguindo depois para o Rio de Janeiro e São Paulo.



+ Acessadas



 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
 
© 2011 Jornal Mundo Lusíada - RVR PROMOÇÕES E PUBLICIDADE LTDA. Todos os direitos reservados.
Assine - Fale Conosco - Publicidade