Verde Gaio abrilhanta a Festa da Vindima no Centro Cultural Português

VerdeGaio_Vindima

Por Ronaldo Andrade

Sucesso de público, a Festa da Vindima realizada pelo Centro Cultural Português em sua sede social, no dia 7 de março, reuniu cerca de 400 convidados, tendo como principal atração a apresentação do Rancho Folclórico Verde Gaio, que além de suas danças mostrou ao público a tradicional colheita das uvas.
A diretora do rancho, Ana Maria Gonzalez, expressou sua opinião sobre o evento: “Foi nossa primeira festa do ano, começamos e encerramos com chave de ouro, principalmente com a representação que fizemos, mostrando a colheita da uva que é feita em Portugal, para a produção dos vinhos, e depois o farnel, a refeição que os trabalhadores realizam durante e após o trabalho”, disse.
O rancho, de acordo com Ana, possui atualmente 53 componentes, contando com os integrantes da tocata, e já tem uma lista de apresentações para este ano, como a do dia 29 deste mês, no Almoço Beneficente em prol dos idosos que vivem em entidades beneficentes da região, organizado pelo Grupo Rosmaninho, e também nas iwgrejas da Aparecida e Pompéia e nas próximas festas que o Centro Cultural Português irá realizar – Santoinho e a da Tainha.
O ensaiador do Rancho Folclórico Verde Gaio, Jorge Manuel de Jesus Pereira, estava feliz com a apresentação: “Um ótimo astral entre os integrantes e o público, todos interagindo com a mesma sintonia”, declarou a respeito do rancho, que apresentou, entre outras danças e músicas, ‘Fado Musga’, ‘Fandango’ e ‘Barqueiros’.

Preservação e fortalecimento das tradições lusitanas
O presidente do Centro Cultural Português, José Duarte de Almeida Alves, fez um balanço extremamente positivo do evento: “Foi excepcional. Muita gente nova, fico feliz com a participação dos jovens, é importante que os pais tragam os filhos, para dar continuidade às tradições de nossa cultura e fortalecê-la, prestigiando os eventos tanto aqui em nossa sede social quanto na sede cultural, no Centro Histórico, que é um espaço belíssimo, uma verdadeira relíquia. Em breve estaremos inaugurando no local o nosso teatro, faltam resolver algumas pendências em relação ao AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros)”, afirmou Duarte.
O diretor social da entidade, comendador Vasco de Frias Monteiro, foi na mesma linha de raciocínio do presidente: “A juventude está vindo em nossas festas – se tivéssemos mais convites teríamos vendido, devido à grande procura – e a maioria dos frequentadores é brasileira, isso é fundamental para mantermos a chama de nossas tradições. O rancho se apresentou de forma magnífica, parabenizo os integrantes pela dedicação em organizar a Festa da Vindima, que é um evento tradicional no Centro Cultural Português”, concluiu o diretor.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: