Ranchos folclóricos são os destaques da Festa da Tainha em Santos

Rancho Folclórico Típico Madeirense. Foto Ronaldo Andrade/Mundo Lusíada
Rancho Folclórico Típico Madeirense. Foto Ronaldo Andrade/Mundo Lusíada

Por Ronaldo Andrade

O Rancho Folclórico Verde Gaio, anfitrião da noite, e o Rancho Folclórico Típico Madeirense, do Morro do São Bento, foram os destaques da Festa da Tainha, realizada no dia 9 de agosto na sede social do Centro Cultural Português, em Santos, reunindo cerca de 400 convidados.

O presidente do Centro Cultural Português, José Duarte de Almeida Alves, afirmou ao Mundo Lusíada que a presença do rancho folclórico nas festas ajuda a congregar a comunidade luso-brasileira com a sociedade santista, divulgando e perpetuando as tradições folclóricas portuguesas: “O rancho é um orgulho para mim e para a diretoria do Centro Cultural Português”.

José Duarte declarou também que a entidade planeja realizar novamente a tradicional festa da cereja, importando a fruta de Portugal, Chile ou Estados Unidos, para realizar o evento ainda este ano.

O ensaiador do Rancho Folclórico Verde Gaio, Jorge Manuel de Jesus Pereira, estava feliz ao final da apresentação, com a oportunidade de se apresentar mais uma vez nesta festa: “Estiveram aqui muitas pessoas novas, que conheceram o folclore português, foi uma alegria muito grande ter convidado o Rancho Folclórico Típico Madeirense. Hoje também foi especial porque apresentamos uma nova entrada, o vira valseado, em homenagem ao nosso presidente, José Duarte de Almeida Alves, que é de região de Vale de Cambra”, afirmou.

A presidente do Rancho Folclórico Típico Madeirense, Claudete Pereira de Souza, também demonstrou intensa felicidade com o convite recebido: “Essa integração entre os grupos fortalece os laços entre seus componentes”, disse Claudete, que aproveitou a oportunidade para divulgar a solenidade do 38° Aniversário da Autonomia da Madeira, comemoração que seria realizada no dia 16 de agosto, no Morro do São Bento, em Santos.

Presente ao evento, o cônsul-honorário de Portugal em Santos, Armênio Mendes, parabenizou os integrantes e a diretoria do rancho pela iniciativa: “As festas promovidas por eles e pelo Centro Cultural Português são sempre animadas, satisfazendo o público”, declarou o cônsul-honorário, que a exemplo da satisfação dos convidados também atende o público que procura o consulado visando a presteza no serviço:  “Procuramos atender com o mesmo empenho, retribuindo a confiança e expectativa da comunidade portuguesa”.

Teatro

Já em relação à reabertura o teatro da sede social da entidade, localizada no Centro Histórico de Santos, as tratativas para a liberação do espaço e obtenção do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) estão adiantadas, de acordo com o presidente José Duarte de Almeida Alves: “Estamos tomando todos os cuidados necessários, inclusive para manter e preservar as características históricas e culturais de nossa sede”, afirmou.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: