Terça, 26 de Setembro de 2017 Mundo Lusiada no Facebook Mundo Lusiada no Twitter Mundo Lusiada no YouTube

Projeto estuda famílias portuguesas em que um dos elementos emigrou

Por | 7 setembro, 2017 as 6:21 pm | Nenhum comentário

Da Redação

Um novo projeto, intitulado Famílias pelo Mundo, quer levantar mais informações sobre as famílias emigrantes de origem portuguesa espalhadas por países de todos os continentes.

Segundo os organizadores, o projeto pretende contribuir para o estudo nos domínios das migrações e famílias em Portugal, através da participação voluntária, com preenchimento de formulário e entrevista.

“Contamos consigo para que possamos dar voz às inúmeras famílias portuguesas em que um dos seus elementos emigrou” pede o site www.familiasmundo.com/.

A iniciativa insere-se na investigação científica Solidariedade Intergeracional em Famílias Transnacionais, desenvolvida por Carlos Barros para a obtenção do grau de Doutor em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.

A pesquisa pretende ser um estudo de referência na compreensão do fenômeno da emigração de portugueses e o seu impacto nas famílias e conta com o financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Para participar, é necessário se enquadrar num dos perfis: Jovem emigrado com pelo menos uma figura parental a residir em Portugal; Jovem a residir em Portugal com pelo menos um parente emigrado; Pai ou mãe emigrado com filhos a residir em Portugal; Pai ou mãe a residir em Portugal com filhos emigrados.

Entre os objetivos, está caracterizar os padrões das figuras parentais que emigraram em décadas anteriores e a dos jovens adultos portugueses que emigram na atualidade.

Além disso, pretende estimular a reflexão sobre a importância das migrações nas políticas públicas; sensibilizar para as questões das famílias transnacionais e alertar para o impacto das migrações, considerando a integração das diferentes vivências entre as gerações.​

O estudo ainda deve divulgar todos os resultados junto de associações e organizações que trabalhem diretamente com o fenômeno das migrações, contribuindo para a formação e informação.



+ Acessadas



 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
 
© 2011 Jornal Mundo Lusíada - RVR PROMOÇÕES E PUBLICIDADE LTDA. Todos os direitos reservados.
Assine - Fale Conosco - Publicidade