Quarta, 18 de Outubro de 2017 Mundo Lusiada no Facebook Mundo Lusiada no Twitter Mundo Lusiada no YouTube

Presidente de Portugal comemora a noite do 10 de Junho no Theatro Municipal de SP

Por | 6 junho, 2017 as 5:51 pm | Um comentário

O presidente Marcelo Rebelo em sua última visita a São paulo. Foto Mundo Lusíada

Mundo Lusíada

Na continuação das comemorações do 10 de Junho, o presidente de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa estará em São Paulo e comemora o Dia de Portugal com a comunidade portuguesa no Theatro Municipal.

Neste sábado, às 20h30, dentro da programação do Experimenta Portugal ’17 acontece o concerto da fadista Gisela João, no Theatro Municipal, tendo como público convidado a comunidade portuguesa.

O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas em São Paulo contará, pela primeira vez, com a presença do Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa, além de autoridades estaduais e municipais, e do corpo consular de São Paulo.

Além do concerto e de discursos das autoridades portuguesas, o evento contará com a apresentação do ator português Ricardo Pereira. Após o concerto, será oferecido um coquetel a todos os presentes. Os convites serão disponibilizados para convidados, e integrantes da comunidade. Sem bilheteria no dia, o evento não será aberto ao público geral.

No Rio
Na última parada das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades a comitiva com o presidente português chega ao Rio no dia 11 de junho para um Almoço a bordo do Navio “Sagres” às 14h. A embarcação da marinha portuguesa estará em algumas cidades do Brasil nesta deslocação.

Por volta das 16h, o presidente visita o Real Gabinete Português de Leitura, tradicional biblioteca e uma das instituições lusófonas mais emblemáticas do país. O encontro com a Comunidade Portuguesa no Rio fecha a agenda, marcada para 18h30, no Palácio de São Clemente.

Neste ano, as comemorações do 10 de Junho se iniciam no Porto, com a cerimônia Militar comemorativa do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas e Desfile das Forças em Parada.

Autoridades
Nesta terça-feira ao final de uma visita aos Açores, o Presidente português declarou que não houve convites a autoridades brasileiras para o 10 de Junho no Brasil, mas realçou que essas autoridades estarão no seu país, com o qual Portugal tem laços “muito fraternais”, divulgou a Lusa.

Questionado pelos jornalistas sobre a eventual presença de autoridades brasileiras nas cerimônias do Dia de Portugal junto das comunidades em São Paulo e no Rio, o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, referiu que, “por natureza, o 10 de Junho é uma celebração de portugueses e com a presença, no caso vertente, do Presidente da República e do primeiro-ministro”.

“Realizando-se no território de um Estado estrangeiro, seja ele europeu, nosso irmão na União Europeia, como foi a França, seja ele lusófono, nosso irmão na CPLP [Comunidade dos Países de Língua Portuguesa], como é o Brasil, ou seja ele qualquer outro Estado, é evidente que não há convites a autoridades”, adiantou o Presidente, que falava no final de um almoço na ilha de São Jorge, nos Açores.

Marcelo Rebelo de Sousa ressalvou, contudo, que “as autoridades desses Estados estão no seu território”, acrescentou, “Um Presidente da República ou um primeiro-ministro têm de tomar isso em linha de conta, inevitavelmente, tratando-se de países com os quais temos laços, não só de amizade, como fraternais, e no caso do Brasil muito fraternais”.



+ Acessadas



 

Uma resposta para “Presidente de Portugal comemora a noite do 10 de Junho no Theatro Municipal de SP”

  1. Maria Regina Marques Gonçalves disse:

    A Portugal, esse nobre Senhor europeu que se debruça sobre o mesmo oceano que banha as costas brasileiras,a esse povo amigo que muito nos ensinou e que nos recebe de braços abertos, nossa admiração e nossa saudação neste dia 10 de junho e sempre.
    Muito me orgulha ser neta de um bravo portugues. Em breve, serei uma cidadã portuguesa também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
 
© 2011 Jornal Mundo Lusíada - RVR PROMOÇÕES E PUBLICIDADE LTDA. Todos os direitos reservados.
Assine - Fale Conosco - Publicidade