Porto Seguro aposta em turismo histórico e ajuda dos portugueses para revitalizar acervos

Rui Carvalho (2º à esq.) com a comitiva da Prefeitura de Porto Seguro, e a Samira gerente do Eco Resort Arraial D'Ajuda (à dir.)
Rui Carvalho (2º à esq.) com a comitiva da Prefeitura de Porto Seguro, e a Samira gerente do Eco Resort Arraial D’Ajuda (à dir.)

Mundo Lusíada

No último mês, a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, lançou um Direcionamento Estratégico do Turismo composto de 16 ações, e uma delas é a requalificação e reposicionamento com destaque para o turismo histórico.

“Há questões a resolver, entre elas nós temos um projeto em que nos interessa aproximação com a comunidade portuguesa para realizar, que é a requalificação do acervo do Museu do Descobrimento. Não dá para explorar o turismo histórico adequadamente com um museu sem acervo apropriado” disse ao Mundo Lusíada Rui Carvalho, superintendente de Turismo de Porto Seguro.

Segundo Rui, existe uma parte de estrutura faltando, como ar condicionado, mas também de acervo do museu. “Por eu ser cidadão português, o secretário me incumbiu de tentar encontrar de repente empresas portuguesas interessadas, via lei rouanet, de investir nesse projeto, estabelecer contato com as câmaras municipais em Portugal para haver troca de acervos e vitalizar o Museu do Descobrimento, através do nosso parceiro daqui que é a Casa de Cultura de Portugal, tornando-a parte do turismo também”.

O Museu do Descobrimento é municipal, fica na vila histórica, dispõe de alguns itens e relíquias históricas como os restos mortuários de Pedro Álvares Cabral. “Mas é preciso que todo acervo do museu seja requalificado e incorpore mais peças para uma exposição permanente. Tem um acervo um pouco pobre ainda para esse objetivo de investir com força no turismo histórico” destacou.

Além dele, a cidade conta ainda como pontos turísticos com o Memorial da Epopeia do Descobrimento, que entre outras atrações dispõe de uma réplica fiel da nau de Pedro Álvares Cabral, e a Casa de Cultura de Portugal, ambos da iniciativa privada, este último da comunidade portuguesa de Porto Seguro, e que também deve passar por uma revitalização nos próximos dois anos com apoio da Prefeitura.

Rui Carvalho, representando o Secretário de Turismo de Porto Seguro, esteve presente no show do Roberto Leal no Eco Resort Arraial d’Ajuda, na ausência da prefeita, em evento das comemorações do Dia da Comunidade Luso-Brasileira e Dia do Descobrimento do Brasil, comemorado este ano na Bahia.

Como cidadão português, ele felicitou o grupo da comunidade portuguesa pela escolha de Porto Seguro para a Viagem do Descobrimento, promovida pela Numatur Turismo. “Uma das nossas intenções seria que esse grupo, a partir de agora, viesse todos os anos para reforçar a nossa semana do Descobrimento, porque entendemos que um dos caminhos para Porto Seguro fazer o reposicionamento que está buscando é explorar o turismo histórico” diz ele citando o único destino do Brasil que pode usar o título “terra mater”.

“Achamos que uma iniciativa como essa, ainda mais com show de Roberto Leal, que é uma pessoa simpaticíssima e tão ligada à comunidade portuguesa, reforça essa nossa intenção de promover o turismo histórico. Gostaríamos que o grupo deixasse de ser itinerante e viesse todos os anos para Porto Seguro” comenta.

Trasmontano, Rui Carvalho é natural de Chaves, e esteve recepcionando Roberto Leal no aeroporto no momento do desembarque do cantor, na companhia de dois atores caracterizados como Pedro Álvares Cabral e Frei Henrique de Coimbra. “Fizemos uma festa e ele ficou emocionadíssimo, ficou no aeroporto tirando foto com todos, foi muito original e interessante”.

Rui Carvalho pediu portanto a colaboração de toda comunidade portuguesa para contemplar a história do Brasil em Porto Seguro. Quem tiver interesse em ajudar na revitalização do museu poderá entrar em contato com a secretaria através do e-mail [email protected].

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: